Notícias Existe algo de errado com este Fiat 500…

Arranque a Frio

Existe algo de errado com este Fiat 500…

Não é "photoshop"… Estão mesmo a ver um Fiat 500 com uma via traseira tão estreita que mais parece ter três rodas. Devem-se estar a perguntar, tal como nós, o porquê de tal aberração…

Fiat 500 Ellenator

Temos de ir até à Alemanha para perceber o porquê de existirem Fiat 500 e não só… —, que sofrem esta aberrante transformação, que não parece em nada beneficiar o carro. No entanto, não se trata de uma brincadeira…

Lá, como cá, só se pode tirar a carta aos 18 anos; mas aos 16 já podemos conduzir certos veículos motorizados, como quadriciclos (os papa-reformas). Na Alemanha não é muito diferente, existindo até uma categoria para triciclos — Piaggio Ape, por exemplo.

Mas graças a uma atualização da lei em 2013, até um veículo de quatro rodas pode ser homologado como triciclo, desde que um dos eixos não tenha mais do que 460 mm entre os centros dos dois pneus. Apesar de haver limitações ao nível de potência e velocidade — 20 cv e 80 km/h, respetivamente —, ao não haver limite de peso (como nos quadriciclos) permitiu o nascimento de “criaturas” como este Fiat 500, que ganharam o nome popular de Ellenator, em alusão à empresa que começou por fazer este tipo de transformações, a Auto Ellenrieder.

Fiat 500 Ellenator
SEAT Ibiza Ellenator
A Auto Ellenrieder começou por transformar SEAT Ibiza e Skoda Fabia antes de avançar para outros modelos.

As vantagens são claras, sobretudo no capítulo da segurança passiva, em comparação com qualquer ciclomotor ou quadriciclo; e até podem circular na autobahn(!).

O custo da transformação supera os 4000 euros, mas quando se tem 16 anos, esperar mais dois para poder conduzir, parece uma eternidade…

RELACIONADO: Lei das 125cc. ACAP e FMP refutam declarações de Eduardo Cabrita

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual o nome da versão mais desportiva do Audi Q2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Com 300 cv e quattro, eis o novo Audi SQ2
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Com 300 cv e quattro, eis o novo Audi SQ2