Notícias RS. O que significam as duas letras mais poderosas sobre rodas

Arranque a Frio

RS. O que significam as duas letras mais poderosas sobre rodas

Existem letras que ressoam profundamente nos mais entusiastas de nós, e quando essas letras são as RS, sabemos que vai ser bom… muito bom!

RS

RS — quando estas duas letras adornam um carro dos poucos construtores que as usam, sabemos que estamos na presença de algo especial, no geral são o pináculo de performance desse mesmo carro. Mas o que significam?

Ao contrário de outras siglas, RS tem vários significados, dependendo do construtor. Curiosamente, quase sem exceção, é aplicada às versões de maiores prestações de um dado modelo. O que significa para cada construtor:

Porsche e Audi: Rennsport, palavra alemã que significa simplesmente “corridas”, associada sobretudo ao automóvel. Soa muito melhor em alemão. Ex: Porsche 911 GT3 RS ou Audi RS6.

Ford: Rallye Sport. Desde 1968 que tem agraciado os mais rápidos dos Ford, ganhando enorme fama nos ralis. Ex: Ford Focus RS.

Renault: Renault Sport é o nome da sua divisão desportiva, sendo ela a responsável pelas variantes mais “picantes” de vários Renault. Ex: Renault Mégane RS.

Rallye Sport é também o significado das letras RS em carros como o Mitsubishi Evolution (variante despida, mais apta para tuning ou competição), e até em “muscle cars” como o Chevrolet Camaro, desde a sua primeira geração, apesar de não ser pouco mais do que um pack de estilo.

RELACIONADO: Quatro décadas de Ford RS modelo a modelo

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual o Porsche 911 mais rápido no Nürburgring?