Tempo por volta

Porsche 911 GT3 RS. Mais rápido que o 918 Spyder no Nürburgring

O novo Porsche 911 GT3 RS tornou-se no terceiro modelo de produção da marca a conseguir baixar dos sete minutos no circuito de Nürburgring. Uma performance notável.

Apresentado no último Salão de Genebra, o renovado Porsche 911 GT3 RS revelou ser uma máquina cuidadosamente evoluída relativamente ao predecessor. É a derradeira evolução do 911 com motor atmosférico — o flat-six de 4.0 l ganhou 20 cv, subindo até aos 520 cv, alcançados às 8250 rpm, mas o limite só chega às 9000 rpm.

A razão de existência do GT3 RS é ser demolidoramente eficaz, seja em estrada ou em circuito. E a prova surge agora com a obtenção de um tempo canhão no circuito de Nürburgring, tendo conseguido um tempo inferior a sete minutos.

É o terceiro modelo da marca a consegui-lo: o primeiro foi o 918 Spyder e mais recentemente, o 911 GT2 RS, com um tempo de 6min47,3s.

Porsche 911 GT3 RS

24s mais rápido que o predecessor

Se havia dúvidas quanto à eficácia da nova máquina, estas são dissipadas quando vemos o tempo alcançado: 6min56,4s. São 24, repito, 24 segundos a menos do que o seu predecessor e até melhora em 0,6s o tempo alcançado pelo hiper 918 Spyder impressionante…

A Porsche colocou dois dos seus pilotos ao volante do novo GT3 RS para alcançar este feito no “inferno verde”, Kévin Estre e Lars Kern, piloto de fábrica e de testes, respetivamente, da marca alemã.

Seria Kévin Estre a conseguir o tempo final, mas o fator surpreendente são os tempos consistentes alcançados pelos dois pilotos, como refere Andreas Preuninger, diretor da gama de modelos GT, que demonstra a eficácia e controlo nos limites, mesmo quando se trata de um circuito tão exigente e rápido como o Nürburgring:

Todos os quatro tempos por volta de ambos os pilotos ficaram abaixo dos sete minutos e apenas a uns décimos de segundos entre eles.

Porsche 911 GT3 RS, Kévin Estre e Lars Kern
Kévin Estre (direita) e Lars Kern

Estre, habituado a outro tipo de máquinas como o 911 GT3 RSR, de competição, também ficou impressionado:

Nas curvas rápidas e na travagem, em particular, o GT3 RS está inacreditavelmente perto do 911 GT3 R, de competição.

Um dos principais ingredientes para a eficácia demonstrada em circuito advém dos pneus que equipam o GT3 RS. Com medidas de 265/35 ZR 20 à frente e 325/30 ZR 21 atrás, tratam-se da última geração de Michelin Pilot Sport Cup 2 R, especialmente otimizados para uso em circuito. Pneus que poderão ser encomendados brevemente em qualquer Centro Porsche.

Em Portugal

O Porsche 911 GT3 RS já está disponível em Portugal a partir dos 250 515 euros, já incluíndo o valor dos impostos.

Nota: Vídeo da volta adicionado a 23 de abril de 2018

Sabes responder a esta?
Qual a potência do Chevrolet Corvette ZR1 (C7)?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Corvette C7 ZR1, o novo rei do Virginia International Raceway

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos