Notícias Lamborghini Aventador SVJ. O recorde em vídeo, lado-a-lado com o Porsche 911 GT2 RS

Vídeo

Lamborghini Aventador SVJ. O recorde em vídeo, lado-a-lado com o Porsche 911 GT2 RS

Ontem noticiámos novo recorde no Nürburgring para um carro de produção, o Lamborghini Aventador SVJ, e hoje o vídeo foi divulgado.

Ver vídeo

6min44,97s bastaram para o Lamborghini Aventador SVJ destronar os 6min47,25s do Porsche 911 GT2 RS, o anterior detentor do recorde da volta mais rápida no Nordschleife para um carro de produção. Não foi preciso esperar muito, felizmente, para o vídeo ser divulgado pela marca de Sant’Agata Bolognese.

Para evitar polémicas como as que ocorreram com o vídeo da volta do Lamborghini Huracán Performante, a marca italiana assegurou-se de que ninguém poderia colocar em questão o tempo do Aventador SVJ — o carro foi equipado com câmaras internas e externas; uma VBOX da Racelogic para medir o tempo e GPS. Aos comandos do Aventador SVJ para este recorde estava Marco Mapelli, piloto de testes da marca.

Em destaque podem ver o vídeo onboard divulgado pela Lamborghini, mas também deixamos-vos a comparação, em filme, com a volta do Porsche 911 GT2 RS, cortesia da Motor1. Foi uma luta taco a taco — os menos 2,33s conseguidos pelo Aventador SVJ não parece muito, considerando que se trata de um traçado com 20 km de extensão.

RELACIONADO: Sai da frente, 911 GT2 RS. Lamborghini Aventador SVJ é o novo rei do Nürburgring

As especificações (possíveis)

Apesar do recorde conhecido, o Lamborghini Aventador SVJ ainda não foi oficialmente apresentado — a divulgação final do modelo ocorrerá em agosto, em Pebble Beach, na Califórnia. Além da unidade que bateu o recorde estar camuflada, a marca italiana não divulgou as especificações do supra-sumo dos Aventador.

A britânica Top Gear, no entanto, teve oportunidade de conduzir a mesma unidade que bateu o recorde, e conseguiu avançar, em antecipação, com números do superdesportivo.

O SVJ começou como um SV — lançado em 2015, com 750 cv, menos peso e mais downforce —, ao qual foi aplicados os conhecimentos ganhos durante o desenvolvimento do Huracán Performante, sobretudo aqueles relativos à performance aerodinâmica com a introdução do ALA 2.0 (Aerodinamica Lamborghini Attiva). Resultado: o Lamborghini Aventador SVJ apresenta 40% mais downforce do que o SV, mas o drag (atrito) é 1% inferior. Também o equilíbrio aerodinâmico é superior no SVJ, sendo agora de 43:57 contra os 20:80 do SV. É este superior equilíbrio, além dos 490 kg de downforce, os principais responsáveis para a superior eficácia em circuito — os semi-slicks Pirelli P Zero Trofeo R poderão ter, também, uma palavra a dizer.

Lamborghini Aventador SVJ Recorde Nurburgring 2018

Mecanicamente o enorme 6.5 V12 recebeu novas válvulas em titânio, admissão revista, e um novo escape com contrapressão reduzida. A potência subiu dos 750 cv do SV para 770 cv, a umas estratosféricas 8500 rpm, e o binário também subiu 30 Nm para os 720 Nm alcançados às 6750 rpm, 1250 rpm mais tarde do que anteriormente — teoricamente mau, mas entre as 4500 e as 7500 rpm, o V12 do SVJ debita sempre mais binário do que o anterior conseguia no seu pico.

Por fim Aventador SVJ vem com direção às quatro rodas, barras estabilizadoras 50% mais rígidas e amortecedores 15% mais firmes. Para saber todas as especificações, teremos de aguardar pela revelação final do modelo em agosto.

 

 

Sabe esta resposta?
Qual o outro Porsche 911 que conseguiu fazer menos de 7min no Nürburgring?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porsche 911 GT3 RS. Mais rápido que o 918 Spyder no Nürburgring