Notícias Foi há 50 anos que nasceram os Nissan Z e GT-R

Arranque a Frio

Foi há 50 anos que nasceram os Nissan Z e GT-R

A Nissan prepara-se para terminar 2019 com a celebração do 50º aniversário da linhagem Z e também do GT-R. Que comecem as festividades…

Nissan GT-R e Z — 50º aniversário

Foi em 1969, o ano do “Este é um pequeno pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a Humanidade”, que a Nissan lançou o primeiro membro da linhagem Z, o reverenciado 240Z (ou Fairlady Z). Um acessível desportivo que enfrentou, sem medos, as propostas europeias, criando à sua volta um culto e também uma linhagem: 280ZX, 300ZX, 350Z e o atual (mas já veterano) 370Z.

Foi nesse mesmo ano que também nasceu o que passaria a ser a derradeira expressão de performance da Nissan: o GT-R. Primeiro como Skyline GT-R — o Hakosuka —, cuja linhagem seria interrompida em 1973 (segunda geração), mas que regressaria de forma avassaladora como se… o Godzilla (ou Gojira) tivesse invadido (outra vez) Tóquio.  À dominadora e referencial geração R32 sucederiam os R33 e R34 (vídeo), sempre com o lendário seis em linha RB26DETT.

No final de 2007, a sigla GT-R foi promovida a modelo, e apesar de 12 anos de vida, as frequentes atualizações do GT-R R35 mantém-no devastadoramente eficaz, um rival sempre temido.

Para celebrar os 50 anos das duas linhagens,  a Nissan lançou estes dois vídeos — que continuem por muito mais tempo é o que desejamos…

VÊ TAMBÉM: Nissan GT-R50. O GT-R que custa um milhão de euros

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O Zagato Raptor herdou mecânica e chassis de qual Lamborghini?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Zagato Raptor. O Lamborghini que nos foi negado
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Zagato Raptor. O Lamborghini que nos foi negado