Notícias Nissan Skyline. 60 anos de evolução em 2 minutos

Ícones

Nissan Skyline. 60 anos de evolução em 2 minutos

O icónico Skyline nasceu em 1957 pelas mãos da Prince Motor Company, e celebra os 60 anos agora na Nissan, para sempre associado ao nome GT-R.

Ver vídeo

O Skyline é sem dúvida o carro japonês mais icónico de sempre e este ano celebra 60 anos, por isso, nada melhor que assistir à evolução do “mito” em apenas dois minutos.

Ao longo de todos este anos tem sido um dos modelos «fetiche» para todas as alterações possíveis e imaginárias com vista ao incrementos de potência para − a bem da ciência e só da ciência! − fazer uns drifts ou uns arranques a derreter borracha como se esse fosse o principal objetivo. Por falar em Drift, sabes que já existe uma taça ibérica da modalidade? Vê aqui.

skyline

O Skyline iniciou a sua produção pelas mãos ainda na Prince Motor Company em 1957. Em 1966 esta fundiu-se com a Nissan, mas o nome Skyline permaneceu. Skyline passaria a ser sinónimo de GT-R, mas para os amigos a alcunha é outra… Godzilla.

nissan skyline GT-R

O primeiro GT-R chegou em 1969 e vinha equipado com um motor 2.0 litros de seis cilindros em linha capaz de um som estrondoso. Mas a evolução não ficaria por aqui. O Skyline conheceria novas gerações mas a desejada versão GT-R tardaria.

RELACIONADO: Será o Nissan Skyline o desportivo japonês mais emblemático de sempre?

Após 16 anos sem produção, voltou a haver um Skyline GT-R (R32) em 1989. Com ele vinha o impressionante RB26DETT, um 2.6 litros biturbo com seis cilindros em linha e 276 cv de potência. Inédito era também a tração integral e as quatro rodas direcionais. O Skyline GT-R conheceria mais duas gerações, R33 e R34. Skyline e GT-R seguem agora caminhos distintos.

nissan skyline GT-R

Atualmente o Nissan GT-R (R35) tem um motor V6 biturbo de 3.8 litros com 570cv (VR38DETT) que sofreu recentemente talvez a sua maior atualização, ganhando um interior novo. Alguns boatos indicam que a Nissan poderá apresentar alguma novidade na versão NISMO, que atualmente atinge os 600cv, já este mês no Salão de Tóquio.

nissan gt-r