Notícias É justo? Ford Ranger Raptor chega aos EUA com mais 118 cv do que na Europa

Arranque a Frio

É justo? Ford Ranger Raptor chega aos EUA com mais 118 cv do que na Europa

Já conhecemos a Ford Ranger Raptor norte-americana, que tem o mesmo motor do que a versão europeia mas é muito mais potente.

Ford Ranger Raptor
© Ford

A nova geração da Ford Ranger Raptor é a mais potente de sempre na Europa, graças a um motor 3.0 V6 biturbo a gasolina que produz 292 cv e 491 Nm.

São números impressionantes, mas que estão muito longe dos 410 cv de potência que a Ford Ranger Raptor produz nos Estados Unidos da América.

Sim, isso mesmo, a nova Ranger Raptor acaba de fazer a sua estreia por terras do “Tio Sam” e mostrou-nos o verdadeiro potencial do motor 3.0 V6 EcoBoost.

Isto porque o bloco da Ranger Raptor norte-americana é exatamente o mesmo que anima a “nossa” versão, ainda que tenha ganho 118 cv e 92 Nm.

Ford Ranger Raptor EUA
© Ford

O motivo para esta diferença? Do outro lado do Atlântico as normas de emissões são bem menos restritas do que no continente europeu, onde este V6 tem que ser “castrado” de maneira a cumprir com as exigências do velho continente.

Aliás, o “arsenal” deste motor nos EUA é inclusive superior ao anunciado em mercados como o australiano ou o sul-africano, onde a Ford Ranger Raptor fica pelos 397 cv.

Não é a primeira vez que vemos diferenças de potência e binário do mesmo motor entre mercados, mas não há memória de uma diferença tão notória como neste caso.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.