Notícias É assim que nasce o motor V8 biturbo da AMG

Arranque a Frio

É assim que nasce o motor V8 biturbo da AMG

Em Affalterbach, Alemanha, é o local de construção de um dos motores mais gloriosos e sonoros do planeta: o V8 biturbo da AMG.

Compartimento motor G 63
© Mercedes-AMG

“Um homem, um motor”. Este tem sido desde há muito o mote em Affalterbach, onde está sediada a AMG e onde é construído um dos grandes motores da nossa era: o 4.0 V8 biturbo (M 177).

Admirados pela performance que oferecem, acaba por ser o seu som grave e gutural, como se de um rugido de um grande predador se tratasse, que se «entranha na alma».

Neste vídeo, publicado por mr.benz na sua conta de TikTok, podemos assistir à construção de um exemplar do magnífico V8 by AMG.

@mr.benz
♬ Originalton – Mr. Benz

O destino deste motor? Um Mercedes-AMG G 63. Provavelmente um dos carros mais absurdos atualmente em comercialização, mas não menos apaixonante por isso.

No caso do G-Wagen debita 585 cv às 6000 rpm e entrega «gordos» 850 Nm entre as 2500 rpm e 3500 rpm. Números capazes de lançar as mais de 2,5 toneladas do G 63 até aos 100 km/h em apenas 4,5s — algo assustador considerando o tipo de veículo em questão.

O V8 biturbo da AMG, no entanto, equipa muitos mais modelos, não só dentro do universo Mercedes-AMG, como praticamente todos os Aston Martin em comercialização — e só ficam a ganhar por isso.

Relacionado Mete respeito. Testámos o Classe S mais potente de sempre

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.