Notícias Bugatti Bolide deixa-se ver e ouvir em pista de aviação

Arranque a Frio

Bugatti Bolide deixa-se ver e ouvir em pista de aviação

O Bugatti Bolide avança o seu desenvolvimento diretamente numa pista de aviação: o sítio mais indicado para acertar a sua aerodinâmica.

Bugatti Bolide frente
© Bugatti

Insanidade sobre rodas é a melhor definição para o Bugatti Bolide. Depois da revelação inicial virtual, o desenvolvimento ganha agora passo, com protótipos de teste físicos a irem para a estrada. Perdão, para a pista… de aviação!

As características extremas do Bolide, tanto no plano mecânico como aerodinâmico levaram a Bugatti optar por uma pista de aviação para acertar a performance aerodinâmica deste «monstro».

Mesmo antes dos testes no «mundo real», a Bugatti refere meses e meses de simulações virtuais, numa variedade de circuitos conhecidos, calibrando o Bolide de modo a aproximar-se o mais possível dos seus limites físicos.

Agora, ao vivo e a cores, o objetivo é o de encontrar o nível correto de downforce.

O resultado? Aproximadamente três toneladas (quase 3000 kg) de downforce que permitem ao Bolide acelerações laterais de 2,5 G!

Não é, de todo, um «monstro» só para as retas — W16 tetraturbo com 1600 cv para apenas 1450 kg (a seco) —; o Bugatti Bolide promete curvar como poucos.

As primeiras entregas das 40 unidades do Bólide estão previstas para 2024, com os preços a começar nos quatro milhões de euros.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual o nome do primeiro Bugatti?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi há 110 anos que nasceu o primeiro automóvel da Bugatti