Notícias Audi vai lançar 20 novos modelos até 2025

Indústria

Audi vai lançar 20 novos modelos até 2025

A Audi confirmou o lançamento de 20 novos modelos até 2025. Mais de metade serão exclusivamente elétricos.

Audi SQ8 e-tron
© Audi

A Audi vai lançar 20 novos modelos até 2025, sendo que desses, mais de metade serão elétricos.

O anúncio foi feito esta quinta-feira, durante a conferência anual da marca, onde Markus Duesmann, o diretor executivo da Audi, revelou que esta pode muito bem ser “a maior iniciativa de produto da história” da fabricante germânica.

Até 2025, teremos lançado cerca de 20 novos modelos, sendo que mais de dez serão elétricos. Definimos o objetivo de ser 100% elétricos. Até 2027 procuraremos oferecer um veículo totalmente elétrico em cada segmento principal.

Markus Duesmann, o diretor executivo da Audi

Esta ofensiva elétrica vai arrancar com o Audi Q6 e-tron, que vai chegar até ao final deste ano e vai estrear a plataforma PPE, que também servirá de base à segunda geração do Porsche Macan, que será exclusivamente elétrica.

Audi Q6 e-tron
© Audi Ofensiva elétrica da Audi vai arrancar com o Q6 e-tron, que vai chegar até ao final do ano.

A marca com sede em Ingolstadt confirmou ainda o lançamento de um modelo de entrada que se vai posicionar abaixo do Q4 e-tron e que terá proporções semelhantes às de um Audi A3.

Com o acelerar da eletrificação, os modelos com motor de combustão interna vão perder gradualmente protagonismo, até deixarem mesmo de existir, em 2033. Isso foi, de resto, algo que Markus Duesmann voltou a reiterar nesta conferência, confirmando que o derradeiro objetivo é atingir as zero emissões em 2050.

Elevada procura valida aposta na eletrificação

Em 2022, as vendas de modelos exclusivamente elétricos cresceram 44% na Audi (a marca vendeu um total de 118 196 elétricos no ano passado) e o arranque de 2023 promete números ainda mais impressionantes: nos dois primeiros meses de 2023 as vendas de elétricos da Audi superaram em 40% o registado nos mesmos meses do ano passado.

https://youtu.be/NW8X0YdARKg

Um dos “culpados” é o renovado Audi Q8 e-tron, que foi lançado nos principais mercados europeus em fevereiro e que, segundo Duesmann, já conta com “cerca de 20 000 encomendas”.

A elevada procura pelos nossos modelos Audi Q4 e-tron, Audi e-tron GT e Audi e-tron confirma que estamos no caminho certo em direção à mobilidade elétrica.

Markus Duesmann, o diretor executivo da Audi

Lucro operacional cresceu para 7,6 mil milhões de euros em 2022

Durante o mesmo evento, o Grupo Audi — formado por Audi, Bentley, Ducati e Lamborghini — apresentou ainda os resultados referentes ao ano de 2022, que resultaram na maior margem operacional de sempre da marca: 12,2%.

grupo Audi lamborghini ducati bentley
© Audi O Grupo Audi é formado por Audi, Bentley, Ducati e Lamborghini.

A Audi encerrou o ano fiscal de 2022 com um lucro operacional de 7,6 mil milhões de euros, o que representou um aumento de 37,3% face ao ano anterior.

Porém, com a escassez de componentes a diminuir, a Audi acredita que o volume de vendas vai voltar a subir, nomeadamente nos segmentos mais baixos (e menos lucrativos), pelo que o grupo prevê uma queda da margem operacional em 2023, que deverá situar-se entre os 9% e os 11%.

Sabe esta resposta?
O Opel Astra GSi 2.0 16v demorava quantos segundos a acelerar dos 0 aos 100 km/h?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Opel Astra GSi 2.0 16v
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Opel Astra GSi 2.0 16v