Notícias Toyota Yaris Cross ganha motorização híbrida mais potente e traz mais novidades

Apresentação

Toyota Yaris Cross ganha motorização híbrida mais potente e traz mais novidades

O Toyota Yaris Cross foi alvo de várias melhorias e adições. Destaque para uma segunda motorização híbrida mais potente e maior refinamento a bordo.

Toyota Yaris Cross Premiere Edition - 3/4 de frente
© Toyota

O Toyota Yaris Cross continua a ser o SUV mais compacto da marca nipónica e este ano conseguiu o brilharete de destronar o Yaris (carro) como o Toyota mais vendido na Europa.

Agora, meros dois anos após ter chegado ao mercado, acaba de receber um conjunto de melhorias destinadas a deixá-lo ainda mais apelativo e competitivo.

Em termos visuais não vale a pena estar a tentar descobrir diferenças pois estas não existem. As novidades do «novo» Yaris Cross estão todas por baixo da pele.

Mais potente

Uma das mais importantes, muito provavelmente, é a adição de uma mecânica híbrida mais potente, que estará disponível apenas nas versões mais equipadas desta gama. Para as restantes, mantém-se a opção já existente com 116 cv de potência.

A base é o mesmo motor a gasolina de 1,5 l, mas passa a ser combinado com um motor elétrico maior e mais potente. Desta forma, em vez de uma potência máxima combinada de 116 cv, passa a oferecer 132 cv, enquanto os 141 Nm de binário máximo combinado passam a 185 Nm.

O aumento de potência e binário permite ao Yaris Cross retirar meio segundo na aceleração dos 0 aos 100 km/h, fixando-se agora nos 10,7s, e garante um melhor desempenho nas recuperações.

Habitáculo mais refinado

A bordo desta atualização do Toyota Yaris Cross houve uma grande preocupação com a eliminação de ruído. Para isso, a marca melhorou os apoios de motor e adicionou mais camadas de isolamento acústico entre este compartimento e o habitáculo. Além disto, tanto o para-brisas como as janelas laterais contam agora com vidros de maior espessura.

Toyota Yaris Cross Premiere Edition - interior
© Toyota

Ainda no habitáculo, a experiência de utilização está também mais digital, através de um painel de instrumentos personalizável e a possibilidade de usar o smartphone como chave do carro. A ligação é feita através da aplicação MyT, da Toyota, que também inclui outras funções de conectividade. Claro que também não faltam as atualizações de software remotas (OTA ou over-the-air).

Para rematar o conjunto, há ainda um conjunto de sistemas de segurança ativa reforçados, que complementam a extensa lista que o Toyota Yaris Cross já inclui.

Yaris Cross Premiere Edition

Com esta atualização, para quem deseja algo ainda mais exclusivo, passa a estar disponível uma nova Premiere Edition, que reúne tudo o que há de melhor para este modelo.

A carroçaria começa por receber uma combinação de dois tons, com a parte de cima em negro e a parte de baixo num exclusivo tom Urban Khaki, como pode ver na galeria abaixo. Há, no entanto, mais duas opções: Platinum Pearl White e Silver Metallic. Para o resto da gama, está também disponível um novo Juniper Blue.

O conjunto é complementado com jantes com 18″ de diâmetro e uma decoração que também tem dois tons. No habitáculo, há acabamentos com costuras no mesmo tom exclusivo da carroçaria, além de outras melhorias.

Quando chega?

A marca adianta que as reservas online serão iniciadas ainda este mês em diversos mercados europeus. A chegada das primeiras unidades a Portugal está prevista para o segundo trimestre de 2024.

Atualização a 22 de novembro: A Toyota Caetano Portugal informou em comunicado a data prevista de chegada.

Sabe esta resposta?
Que marca japonesa mais conhecida pelos modelos de duas rodas, deu uma ajuda no desenvolvimento do motor V10 que equipa o Lexus LFA?