Notícias Avenger. O primeiro elétrico da Jeep abre encomendas em novembro

Salão de Paris 2022

Avenger. O primeiro elétrico da Jeep abre encomendas em novembro

O Avenger é o primeiro 100% elétrico da Jeep de sempre e promete até 400 km de autonomia. Encomendas abrem em novembro.

Jeep Avenger Customized
© Miguel Dias / Razão Automóvel

No Salão de Paris 2022 pudemos ver em primeira mão o primeiro elétrico de sempre a bateria da Jeep, o Avenger.

Trata-se de um SUV compacto, posicionado abaixo do Renegade e foi concebido especialmente a pensar no mercado europeu, dando início a uma ofensiva elétrica que se traduzirá no lançamento de quatro modelos elétricos na Europa até 2025.

O Jeep Avenger destaca-se também por ser o primeiro a fazer uso da plataforma CMP (ex-PSA) — ainda que numa versão evoluída —, partilhada com outros modelos da Stellantis, como o Peugeot 2008 ou o Opel Mokka.

Jeep Avenger de perfil
O Avenger será o mais pequeno Jeep à venda: tem 4,076 m de comprimento e 1,53 m de altura, respetivamente, menos 16 cm e 13 cm que o Renegade.

O primeiro elétrico

A motorizar o Avenger encontramos um motor elétrico, montado à frente, com 115 kW de potência (156 cv) e 260 Nm de binário — o mesmo que foi revelado no Peugeot e-308.

Também do e-308 e do renovado DS 3, recebe a nova bateria de 54 kWh e 400 V, produzida pela Stellantis. Esta é composta por 17 módulos e 102 células e recorre à química de iões de lítio NMC 811 (80% níquel, 10% manganês e 10% cobalto).

A bateria encontra-se posicionada por debaixo dos bancos dianteiros e traseiros e garante uma autonomia de 400 km em ciclo WLTP (550 km em ciclo urbano).

A bateria pode ser carregada com um cabo Mode 4 de 100 kW (corrente contínua), bastando 24 minutos para carregar dos 20% aos 80% de capacidade de carga; ou através de um cabo Mode 3 de 11 kW (corrente alternada), precisando de 5,5 horas para carregar totalmente a bateria.

Pode andar por maus caminhos?

Sendo um Jeep, o Avenger promete ser o mais capaz do segmento fora de estrada, mesmo tendo, por agora, apenas duas rodas motrizes.

Jeep Avenger fora de estrada

Mesmo assim, a Jeep decidiu associar, pela primeira vez a um modelo de duas rodas motrizes, os sistemas Selec Terrain e Hill Descent Control, com o primeiro a contar com seis modos: “Normal”, “Eco”, “Sport”, “Snow” (neve), “Mud” (lama) e “Sand” (areia).

TÊM DE VER: Ofensiva elétrica da Jeep arranca com revelação dos Avenger, Recon e Wagoneer S

A reforçar os seus argumentos, o Avenger anuncia a maior distância ao solo do segmento, anunciando 200 mm, complementada por ângulos de ataque, saída e ventral de, respetivamente, 20º, 32º e 20º.

Jeep Avenger de traseira

Para «paz de espírito», o fundo do B-SUV é protegido por placas, evitando danos nas baterias quando decidimos ultrapassar obstáculos mais ambiciosos.

Espaço e muita tecnologia a bordo

Ao abrir a porta somos brindados com um interior de linhas simples, minimalistas até, que é marcado pela presença de dois ecrãs — painel de instrumentos de 7″ ou 10″ e um ecrã central de 10,25″ —, uma faixa horizontal que integra todas as saídas de ar e… muitos espaços de arrumação.

Interior do Jeep Avenger

No total são 34 l de capacidade espalhados por vários espaços no interior, que vão desde a consola central, à «prateleira» no tabliê. Menção ainda para um espaço sob os botões da transmissão automática protegido por uma tampa magnética rebatível, capaz de carregar um smartphone ao mesmo que tempo que pode transportar uma garrafa de 1,5 l.

A Jeep anuncia ainda 380 l de capacidade para a bagageira — 29 l mais do que a do Renegade —, ao mesmo tempo que reduziu a altura do plano de carga para 720 mm, facilitando as operações de carga e descarga. Ainda sobre esse tópico, a marca norte-americana destaca a largura da abertura da bagageira superior a um metro, assim como a sua abertura elétrica mãos-livres.

Avenger de traseira com mulher a colocar carrinho de bebé na bagageira

Ao nível da conectividade, como não podia deixar de ser, o novo Avenger traz de série Apple CarPlay e Android Auto, permite atualizações remotas e faz uso da aplicação Jeep Mobile. Esta permite, entre outros, saber a localização do veículo ou verificar o nível de carga da bateria.

O Jeep Avenger traz ainda uma oferta abrangente de assistentes à condução, permitindo chegar ao nível 2 em condução autónoma.

Quando chega?

O novo Jeep Avenger será o primeiro de pelo menos três novos modelos da Stellantis a serem produzidos na Polónia, na fábrica de Tychy, onde hoje é produzido o Fiat 500 (a combustão) e o Lancia Ypsilon.

Jeep Avenger vista frente 3/4
Jeep Avenger Launch Edition.

A chegada ao mercado está agendada para abril de 2023, mas antes, entre o próximo dia 2 de novembro e 30 de novembro, já será possível reservar no website da marca o Jeep Avenger Launch Edition, a versão especial de lançamento.

LEIAM TAMBÉM: Os SUV só servem para o asfalto? Levámos os novos Jeep 4xe para fora de estrada

Esta distingue-se por vir «carregada» de equipamento. Desde uma pintura de dois tons (Sun com tejadilho Volcano ou Granite com tejadilho Volcano) ou pintura total no tom Volcano, às jantes de liga leve de 18″, até aos faróis dianteiros e traseiros integralmente em LED.

O interior é enriquecido com iluminação ambiente multicor e um painel frontal do tabliê em amarelo; bancos em preto com destaques amarelos e aquecidos; para-brisas aquecido; porta traseira mãos-livres com abertura automática; entre outros.

O preço para o Jeep Avenger Launch Edition é de 39 500 euros.

Jeep Avenger na estrada, 3/4 traseira