Notícias H1st vision consegue «falar» com tudo o que o rodeia. A mobilidade do futuro?

Apresentação

H1st vision consegue «falar» com tudo o que o rodeia. A mobilidade do futuro?

O H1st vision é um demonstrador tecnológico da Software République que nos mostra o quão conectada será a mobilidade do futuro.

Renault H1st Vision
© Software République

O H1st vision não parece ser mais que uma evolução do protótipo do futuro Renault Scénic que conhecemos há pouco mais de um ano, mas é mais que isso.

É a primeira manifestação física do consórcio Software République, estabelecido em 2021 por seis gigantes industriais. Além do Grupo Renault, é formado pela Atos, Dassault Systèmes, Orange, STMicroelectronics e a Thales.

O objetivo deste H1st vision? Revolucionar a mobilidade, integrando 20 novas tecnologias, servindo, assim, de demonstrador tecnológico.

Renault H1st Vision traseira 3/4
© Software République

A ambição é de que, dentro de dois anos, em 2025, sejam lançados 10 serviços e produtos em pelo menos 50 mercados, servindo ainda de incubadora para 50 ou mais startups.

Não precisa de chave

A revolução da mobilidade ambicionada pelo H1st vision deve-se à sua capacidade de comunicar entre sistemas independentes, sejam físicos ou virtuais — infraestrutura, serviços públicos, carregamentos ou diferentes utilizadores —, de modo a melhorar a conveniência, segurança e a experiência de ter um novo automóvel.

O nome
Tendo em conta que o protótipo procura ilustrar a mobilidade do futuro centrado nos humanos, o nome H1st vision é um acrónimo para “Human First vision”, ou “visão Humano Primeiro”.

Entre as várias características e funcionalidades que possui, um dos destaques é o de prescindir totalmente de uma «chave» física, apoiando-se, ao invés, nos dados biométricos do utilizador.

As câmaras exteriores do veículo conseguem identificar os utilizadores registados e após identificação positiva, projeta uma mensagem na janela traseira que nos pergunta se queremos aceder ou não ao interior. Basta responder vocalmente “sim” para destrancar as portas.

Pessoa a aceder ao H1st Vision
© Software République

Já no interior destaca-se o sistema áudio composto por 16 altifalantes, para uma experiência de som imersiva. Este permite, por exemplo, que cada um dos passageiros possa efetuar uma chamada privada, sem incomodar os restantes, graças a altifalantes instalados nos encostos de cabeça.

Também, em caso de perigo de colisão, o alerta sonoro virá do altifalante mais perto do ponto de contacto.

Na galeria abaixo, fiquem a conhecem mais características do H1st vision:

Como seria de esperar, o H1st vision é elétrico e tem carregamento bidirecional, podendo alimentar dispositivos externos e até a nossa habitação. Inclui ainda um sistema de gestão de energia, podendo apenas carregar a bateria durante as horas de vazio.

O H1st vision foi exibido pela Software République na feira Viva Technology 2023 (14-17 de junho), em Paris, França.

H1st vision ao vivo no Viva Technology, com os vários responsáveis do consórcio Software République.
© Software République O H1st vision no evento de apresentação no Viva Techmology com os vários líderes das empresas que compõem o Software République. Luca de Meo, o CEO do Grupo Renault, é o quarto a contar da esquerda.