Notícias É com este «monstro» com quase 500 cv que a Alpine quer chegar às nuvens

Pikes Peak 2023

É com este «monstro» com quase 500 cv que a Alpine quer chegar às nuvens

O Alpine A110 Pikes Peak marca a estreia da marca francesa na mítica rampa de Colorado Springs, nos Estados Unidos da América.

Alpine A110 Pikes Peak
© Alpine

A Alpine acaba de «comprar um bilhete» para Colorado Springs, nos Estados Unidos da América, para participar na mítica subida de Pikes Peak com o novíssimo A110 Pikes Peak.

Desenhado especificamente para participar naquela que é muitas vezes apelidada de “corrida até às nuvens”, este Alpine A110 Pikes Peak apresenta-se ao serviço com um pacote aerodinâmico completamente revisto, um motor (muito) mais potente e com muito menos peso.

Esta é a receita da marca francesa para cumprir os 19,93 quilómetros da subida de Pikes Peak e para regressar a casa, em Dieppe, no norte de França, com um recorde na bagagem.

A NÃO PERDER: Parece um carro de competição. Este é o novo Alpine A110 R

O que muda?

A base usada para este projeto foi a de um A110 «convencional», com a Alpine a recorrer à Signatech, sua parceira no WEC, para a criação deste «monstro» de apenas 950 kg, ou seja, menos 132 kg do que o já de si radical Alpine A110 R.

Alpine A110 Pikes Peak perfil
© Alpine

A juntar a isso, este A110 Pikes Peak conta com um pacote aerodinâmico nunca antes visto num A110: destaca-se o enorme difusor de ar dianteiro, o imponente difusor de ar posterior e claro, a asa traseira, que surge dividida em duas partes e que conta com uma «barbatana» ao meio.

As rodas completamente fechadas também não passam despercebidas, tal como a assinatura luminosa inspirada nos carros de resistência (WEC) e toda a decoração deste carro de competição, em particular as estrelas que surgem no tejadilho, numa referência clara ao país do “Tio Sam”.

E o motor?

A Alpine não revelou muitas especificações técnicas em torno do motor 1.8 l turbo de quatro cilindros que anima este A110 Pikes Peak, mas confirmou que produz aproximadamente 500 cv de potência máxima, um aumento significativo face aos 300 cv que o Alpine A110 produz de série.

Um dos elementos que ajuda a explicar este boost de potência é a nova entrada de ar que surge no tejadilho e que ajuda a canalizar ar para o motor.

Quanto ao piloto que vai assumir esta tarefa de levar este A110 ao topo de Pikes Peak será o francês Raphaël Astier, que em 2022 venceu a FIA R-GT Cup com o Alpine A110 Rally.

Alpine A110 Pikes Peak vista de cima
© Alpine

A participação no Pikes Peak International Hill Climb está agendada para o próximo dia 25 de junho, na categoria “Time Attack 1”.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Fiesta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nada é eterno. Recordamos quase 50 anos de história do Ford Fiesta