Notícias Saiu da Europa mas Nissan GT-R ainda «vive» no Japão. O que traz de novo?

Apresentação

Saiu da Europa mas Nissan GT-R ainda «vive» no Japão. O que traz de novo?

O Nissan GT-R foi revelado no Tokyo Auto Salon 2023 e passou a contar com oito níveis de equipamento, mas vai continuar fora da Europa.

Nissan GT-R Nismo vista traseira 3/4

O Nissan GT-R despediu-se da Europa em 2022, mas ainda continua a estar disponível noutros mercados, como o japonês, onde acaba de receber (mais) uma atualização.

Revelado no Tokyo Auto Salon, o «novo» GT-R é um jogo de «descubra as diferenças» para o «velho» GT-R, mantendo-se praticamente igual ao modelo que conhecemos.

A principal novidade passa, efetivamente, pelo alargamento da gama a oito versões com a chegada de duas novas versões especiais — Premium edition T-spec e NISMO Special edition.

A NÃO PERDER: Vão poder comprar o Nissan Skyline GT-R de Velocidade Furiosa em Lego

O novo GT-R T-spec reforça os argumentos dinâmicos do desportivo japonês, com a Nissan a prometer níveis mais elevados de aderência, contando para tal com uma suspensão de afinação específica e ainda discos de travão em carbono.

O NISMO está de regresso como o derradeiro GT-R e conta com tecnologias herdadas do mundo da competição, uma aerodinâmica revista e um diferencial autoblocante mecânico dianteiro, com a Nissan a dizer tratar-se do GT-R de mais alta performance de sempre. O GT-R NISMO Special Edition adiciona um capô em fibra de carbono (com um par de entradas de ar NACA) de revestimento transparente.

O motor é um «velho conhecido»

No campo da mecânica a Nissan seguiu a máxima “em equipa que ganha não se mexe”. Assim, o Nissan GT-R continua a contar com o famoso VR38DETT, o 3.8 V6 biturbo, que debita 570 cv e 637 Nm nas versões «normais» e 600 cv e 652 Nm nas variantes NISMO.

Ainda assim, a marca japonesa procedeu a alterações na  nota de escape do motor — as normas de emissões sonoras assim obrigaram.

No GT-R NISMO Special Edition destinado ao mercado japonês, o VR38DETT foi alvo de uma atenção ainda mais especial, recebendo componentes otimizados ao nível do equilíbrio do peso — segmentos, bielas e cambota —, garantindo menores tolerâncias.

Quando chega?

De acordo com a Nissan o «novo» Nissan GT-R será lançado no Japão na primavera, mas só no verão é que serão comercializadas as versões NISMO. Não está previsto que o atualizado GT-R regresse à Europa.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Nissan Micra foi eleito Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal