Notícias Lamborghini Urus EVO ainda nem foi revelado e já bate recordes em Pikes Peak

Recordes

Lamborghini Urus EVO ainda nem foi revelado e já bate recordes em Pikes Peak

O Lamborghini Urus EVO, que vai ser apresentado dentro de dias, foi a Pikes Peak e tornou-se o SUV de produção mais rápido na mítica subida.

Lamborghini Urus EVO recorde subida Pikes Peak

O Lamborghini Urus EVO está a poucos dias de ser revelado e quando o conhecermos já traz com ele um recorde conseguido em Pikes Peak.

Sim, isso mesmo. O “super-SUV” da marca de Sant’Agata Bolognese foi à mítica subida no Colorado, nos Estados Unidos, ainda coberto por uma densa camuflagem e saiu de lá como o SUV de produção mais rápido a subir a montanha.

O Urus EVO — com o italiano Simone Faggioli ao volante — precisou de 10min32,064s para cumprir os 20 km da rampa de Pikes, que tem uma inclinação média de 7%, um total de 156 curvas e uma linha de chegada que se encontra a 4302 m acima do nível do mar.

A NÃO PERDER: Lamborghini vê combustíveis sintéticos como alternativa aos elétricos
Lamborghini Urus EVO recorde subida Pikes Peak

O tempo registado nesta subida, que foi cronometrada no mesmo percurso da corrida oficial de Pikes Peak e contou com a estrada fechada ao trânsito, destronou a anterior melhor marca para a categoria dos SUV que pertencia ao Bentley Bentayga Speed desde 2018, com um tempo de 10min49,902s.

A decisão de nos testarmos em Pikes Peak reflete o espírito da Lamborghini de 'esperar o inesperado', e demonstra a incrível performance do novo Urus, que será apresentado em breve.

Rouven Mohr, diretor técnico da Lamborghini

Ainda não são conhecidas as especificações oficiais do Lamborghini Urus EVO, algo que só ficaremos a saber quando este modelo for revelado.

Potência do motor V8 ainda não é conhecida

Porém, sabe-se que o motor V8 biturbo de 4,0 l do Urus atual é para manter, ainda que se estime que a potência deva subir dos 650 cv atuais para perto dos 700 cv. E correm também rumores de que a marca transalpina até pode associar um sistema mild-hybrid de 48 V a este oito cilindros.

Quanto a isso, temos que esperar para ver. Contudo, no comunicado onde anuncia este novo recorde, a Lamborghini confirmou que este Urus estava “equipado com um motor V8 biturbo de série”, ainda que tenham sido feitas algumas alterações ao conjunto para cumprir com as rigorosas normas de segurança de Pikes Peak.

Lamborghini Urus EVO recorde subida Pikes Peak
LEIAM TAMBÉM: Lamborghini antecipa Huracán Sterrato, o supercarro que não quer saber do asfalto

O habitáculo foi equipado com uma gaiola de segurança, o banco do condutor foi substituído por uma baquet de competição com um arnês de seis pontos e foi instalado um sistema de extinção de incêndio.

Lamborghini Urus EVO recorde subida Pikes Peak

E os pneus?

Quanto aos pneus — 285/40 R22 à frente e 325/35 R22 atrás —, e tal como explica a Lamborghini, são uma evolução dos Pirelli P Zero Trofeo R usados no Urus.

Estes pneus semi-slick foram desenvolvidos para ir ao encontro das características dos SUV e esta versão em particular foi desenvolvida em parceria com a «casa» de Sant’Agata Bolognese.

Lamborghini Urus EVO recorde subida Pikes Peak

Quando chega o Lamborghini Urus EVO?

A Lamborghini não revela ao certo o dia em que vai «levantar o pano» a este renovado Urus, mas confirma que a primeira aparição pública está marcada para “meados de agosto”.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro automóvel da Lamborghini?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini