Notícias Alpha5. DeLorean regressa como elétrico mas mantém portas «asa de gaivota»

Apresentação

Alpha5. DeLorean regressa como elétrico mas mantém portas «asa de gaivota»

Totalmente elétrico, com portas «asas de gaivota» e quatro lugares, o DeLorean Alpha5 chega em 2024 para rivalizar com o Porsche Taycan.

DeLorean Alpha5

A renascida DeLorean Motor Company só vai ser oficialmente apresentada amanhã, mas isso não a impediu de revelar o DeLorean Alpha5, o modelo que marca o seu regresso.

Ao contrário do que previam os teaser e os rumores, o Alpha5 está bem longe de ser apenas uma reinterpretação do DMC-12 original.

Desenhado pela Italdesign, o Alpha5 mantém-se fiel às portas «asas de gaivota» do DMC-12 e até conta com um vidro traseiro com «aberturas» tal como no DeLorean original. Contudo, em tudo o resto seguiu um caminho bem diferente do adotado pelo carro celebrizado na saga “Regresso ao Futuro”.

A NÃO PERDER: Abastecimento mais rápido? Namx HUV tem depósitos de hidrogénio amovíveis
DeLorean Alpha5

Um DeLorean «para a família»

Para começar, enquanto o DMC-12 era um desportivo com apenas dois lugares, o novo Alpha5 apresenta-se como um GT de quatro lugares.

As suas linhas curvilíneas revelam a especial atenção dada à aerodinâmica, algo que se traduziu num coeficiente de 0,23. Um valor positivo, mas ainda assim acima dos 0,20 alcançados pelo Mercedes-Benz EQS.

No exterior do DeLorean Alpha5 destacam-se os faróis LED dianteiros que se «fundem» com a grelha, o splitter dianteiro, o difusor traseiro e ainda a luz traseira que se estende a toda a largura do carro.

Já no interior, temos um túnel central que se estende a todo o comprimento do habitáculo e separa os bancos, dois ecrãs (um para o painel de instrumentos e outro na consola central) e poucos comandos físicos.

LEIAM TAMBÉM: Honda e Sony juntas. Vai nascer uma nova marca automóvel

Por fim, no campo das dimensões, o DeLorean Alpha5 apresenta-se com 4995 mm de comprimento, 2044 mm de largura e apenas 1370 mm de altura, «apontando» a modelos como o Porsche Taycan ou o Tesla Model S.

Gasolina? Este DeLorean não precisa dela

Os pormenores acerca da plataforma deste Alpha5 ainda estão por revelar, mas a DeLorean já divulgou alguns detalhes técnicos do seu novo modelo.

O “Base Performance Model” deverá recorrer a uma bateria de 100 kWh que lhe permitirá uma autonomia de 483 km.

DeLorean Alpha5
Assim nem parece que o Alpha5 tem quatro lugares.

Apesar de não sabermos quantos motores elétricos animam o Alpha5 nem qual a sua potência, sabemos que cumprirá as 0 às 60 milhas por hora (0 a 96 km/h) em apenas 2,99s e das 0 às… 88 mph (0 a 142 km/h) em 4,35s. Já a sua velocidade máxima será de 250 km/h.

O que vem aí?

À margem da revelação do DeLorean Alpha5, o diretor executivo da marca, Joost de Vries, já revelou quais os próximos planos.

A seguir ao Alpha5 chegará um coupé desportivo com um motor V8 a gasolina; depois segue-se uma berlina elétrica e, por fim, a DeLorean planeia lançar… um SUV desportivo a hidrogénio.

DeLorean Alpha5

Quanto ao DeLorean Alpha5, os seus preços ainda são desconhecidos, mas Joost de Vries já revelou que inicialmente este será limitado a 88 unidades, numa clara referência à velocidade necessária para o DMC-12 do filme “Regresso ao Futuro” conseguir viajar no tempo.

Estas primeiras 88 unidades terão, cada uma, um NFT associado e só poderão ser usadas em circuito, não sendo registadas para circular na via pública.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência da versão base do Polestar 2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Polestar já está em Portugal e sabemos quanto custa o Polestar 2