Especial 50 anos de história do «gigante coreano»

Especial Espaço Hyundai

50 anos de história do «gigante coreano»

Da fundação da marca ao topo dos índices de fiabilidade da indústria automóvel. Conhece a história da Hyundai, o «gigante» sul-coreano.

Com o apoioHyundai

Foi a 29 de dezembro de 1967 que nasceu a Hyundai Motor Company, a divisão de automóveis daquele que é atualmente um dos maiores aglomerados industriais do mundo.

Como sabem, a Hyundai não fabrica apenas automóveis. Antes da sua entrada na indústria automóvel, a Hyundai já era líder no desenvolvimento de soluções de engenharia para as mais diversas indústrias – das obras públicas à indústria naval, passando pelo fabrico de máquinas pesadas e de componentes eletrónicos.

A história da Hyundai Motor Company

Perante este know-how e capacidade técnica, a entrada da Hyundai na indústria automóvel era uma das maiores ambições de Chung Ju-Yung, o fundador da marca.

Em 1967 era finalmente fundada a Hyundai Motor Company, após mais de 20 anos a produzir automóveis para outras marcas sob licença.

Chung Ju-Yung, fundador da Hyundai

Um início ambicioso

O objetivo desta recém-fundada marca de automóveis era produzir automóveis fiáveis, seguros e práticos, que correspondessem aos mais elevados padrões da indústria automóvel. Chung Ju-Yung nunca escondeu as suas ambições para a Hyundai.

A liderança em termos de processos e de produto sempre foi uma das características da Hyundai, independentemente do ramo de atividade. A título de exemplo, a Hyundai é atualmente o maior produtor de navios a nível mundial, com uma produção anual superior a 2.400 unidades – o equivalente a mais de 6 navios por dia, entre petroleiros e navios de carga.

Daí que Chung Ju-Yung não tenha poupado esforços no planeamento e lançamento da Hyundai Motor Company, vindo à Europa contratar alguns dos melhores engenheiros da indústria automóvel. Do Reino Unido vieram alguns dos melhores engenheiros da indústria automóvel, e de Itália veio o design, da autoria do atelier Italdesign (na galeria acima).

O primeiro passo

Só em 1974, após 7 anos dedicados ao desenvolvimento do primeiro modelo 100% Hyundai, é que saiu das linhas de produção o tão ambicionado modelo. Nascia então o Hyundai Pony, um pequeno familiar com motor de origem japonesa e design italiano, assinado por Giorgetto Giugiaro (Italdesign).

Hyundai Pony, 1975-1982

Foi imediatamente um sucesso de vendas na Coreia do Sul. Era acessível, fiável, bem construído e respondia a todas as necessidades das famílias coreanas. Mas a Coreia do Sul era pequena para as ambições da marca…

Um passo de gigante

Perante as qualidades do Pony, a Hyundai deu início à exportação deste modelo para o continente americano. Apenas 9 meses depois, o Pony já era o modelo mais vendido no Canadá.

Em 1984, fruto da boa aceitação do Pony, a Hyundai assinalou um importante marco histórico: 500 mil unidades produzidas. Em apenas dois anos, a Hyundai assumiu o 13º lugar no ranking mundial da indústria automóvel.

As encomendas já superavam largamente a capacidade produtiva da Hyundai, e por isso, em 1985 foi inaugurada uma nova fábrica, capaz de produzir 300 mil viaturas por ano. Graças a este incremento de capacidade produtiva, em apenas um ano, a Hyundai alcançou a produção de um milhão de unidades.

Colocando estes números em perspetiva, a Hyundai produziu em apenas um ano, tantos automóveis quanto havia produzido entre 1967 e 1984.

A confirmação

No final da década 80 a Hyundai encetou uma nova ofensiva, expandindo a sua atividade para a Europa, o mercado mais competitivo e exigente do mundo. Um passo que foi dado com o lançamento de dois novos modelos muito importantes para a história da marca no velho continente: o Hyundai Scoupé (um elegante desportivo) e o Hyundai Sonata (uma berlina familiar).

Hyundai Scoupé

Em 1991, a Hyundai apresentou o primeiro motor desenvolvido inteiramente por si, o conhecido bloco Alpha. Foi este motor que animou um dos modelos da Hyundai mais bem-sucedidos da história da marca: o Hyundai Accent.

Foi também nesta altura que a Hyundai começou a apostar em reforçar os laços de confiança com os seus clientes, através da extensão da garantia dos seus automóveis. Oferecendo em alguns mercados até 10 anos de garantia ou 150.000 km.

O símbolo da Hyundai representa um aperto de mão entre a marca e os seus clientes.

Tecnologia Hyundai

A expansão da marca na Europa continuou com o lançamento de modelos tão conhecidos como o Hyundai Elantra ou o Hyundai Coupé. Em 1995 a Hyundai já comercializava modelos em praticamente todos os mercados.

Em 1998 a Hyundai já figurava no TOP 10 da indústria automóvel, altura em que adquiriu a Kia, transformando este marca sul-coreana numa das suas subsidiárias. Em Portugal, um dos modelos mais conhecidos é o Hyundai Accent.

Hyundai Accent. Um pequeno familiar robusto e bem equipado.

O novo milénio

A entrada no novo milénio aconteceu em plena fase de expansão da marca. Em 2000 a Hyundai já produzia veículos em países tão distintos como a Coreia do Sul, o Paquistão, a Turquia e a Republica Checa.

Unidade de produção da Hyundai na República Checa

Em 2004, a Hyundai Motor Company alcançou os 2.5 milhões de automóveis produzidos. E em 2011 superou pela primeira vez os 4 milhões, assumindo o estatuto de 4º maior fabricante mundial de automóveis, empregando mais de 75 mil funcionários em todo o mundo.

A Hyundai na atualidade

Entre as duas marcas do grupo, a Hyundai Motor Company produz atualmente mais de 7 milhões de automóveis em todo o mundo. Números conquistados com base numa aposta constante na qualidade, no design e tecnologia oferecida pelos seus produtos.

Nos últimos 5 anos a marca sul-coreana investiu mais de 600 milhões de euros em infraestruturas para o desenvolvimento, design e teste dos seus modelos na Europa. O resultado deste investimento traduz-se na aceitação dos consumidores às propostas da Hyundai – ano após ano, a Hyundai é das marcas que mais cresce em todo o mundo.

A aposta no design, na conectividade, na fiabilidade e na qualidade – espelhada na oferta de 5 anos de garantia sem limite de km – é a face mais visível e o espelho de uma marca que ano após anos se supera a si mesma.

Foi graças a esta aposta constante no desenvolvimento e na qualidade dos seus produtos que hoje a Hyundai é uma das marcas com melhor índice de fiabilidade e satisfação do mercado. A história continua, com modelos como o novo Hyundai i30 e Hyundai Kauai.