Notícias Tuning made in Portugal. Honda Civic Type R FL5 já começou a ser modificado

Tuning virtual

Tuning made in Portugal. Honda Civic Type R FL5 já começou a ser modificado

Bruno Dias, fotógrafo e videógrafo português, não perdeu tempo e modificou — virtualmente — o novo Honda Civic Type R FL5.

Honda Civic Type R FL5 modificado, vista 3/4 frente
© Bruno Dias

Recentemente a Honda «levantou o pano» sobre a nova geração do Civic Type R, que promete continuar a ser uma referência entre os hot hatch e também… continuar a ser um dos «alvos» favoritos da comunidade tuning desde a primeira geração do CTR que assim é…

Mas com a chegada do novo Civic Type R FL5 ao mercado a estar programada apenas para setembro no Japão e só no início de 2023 na Europa, os fãs das modificações vão ter ainda uma longa espera pela frente.

Contudo, graças às ferramentas digitais hoje disponíveis, podemos antecipar virtualmente um mundo de possibilidades, explorando e experimentando as mais variadas modificações.

TÊM DE VER: Não sabemos a potência do novo Civic Type R mas já há uma linha de acessórios
Honda Civic Type R FL5 modificado, vista traseira
© Bruno Dias

Civic Type R com toque português

É o que podem ver nas imagens que ilustram este artigo — renderizações que bem podiam passar por fotografias reais — que, para mais, são criação de um português, o fotógrafo e videógrafo Bruno Dias, que tem «trabalhado» o novo Civic Type R para ficar a seu gosto.

O «seu» Civic Type R já passou por algumas iterações. Nas imagens onde vemos três Civic Type R (azul, amarelo e branco) foram os primeiros, onde podemos ver um novo difusor traseiro que eliminou as três saídas de escape centrais do modelo de série, passando a duas, cada uma delas «empurrada» para uma das extremidades laterais.

Deu ainda ao novo Civic Type R uma nova asa traseira que segue a mais recente linguagem de design da Spoon, uma das mais reconhecidas preparadoras de modelos Honda.

Aliás, a Spoon parece ter sido a maior influência na criação destes Civic Type R, com todos eles a exibirem até uma placa de matrícula com o nome da empresa.

Detalhe frente com lip frontal
© Bruno Dias

As iterações seguintes já só ostentam o mais tradicional tom branco, onde foi adicionado um lip em fibra de carbono, de linhas simples e até discreto, reminiscente do lip favorito do autor, feito para a geração EK9 pela Tactical Art.

VEJAM TAMBÉM: Honda Civic Type R FK8 (vídeo). Ainda é o melhor tração dianteira?

Também podemos observar que na traseira os escapes voltaram a assumir um posicionamento central, ainda que o número de saídas permaneça em número par.

A versão final?

A iteração final — por agora — deste projeto de Bruno Dias acabou por se tornar na sua previsão de como será o primeiro Honda Civic Type R FL5 da Spoon. Uma versão de rua, sem grandes exageros — já está a preparar uma outra versão, de aspeto mais agressivo.

VEJAM TAMBÉM: Quem sai aos seus… Novo Civic Type R já bate recordes em Suzuka

Segundo a sua descrição, estaria equipado jantes Spoon (as mais recentes SW888) e vários itens em fibra de carbono: a asa traseira, o difusor traseiro e as capas dos retrovisores exteriores. Refere ainda que manteria o sistema de travagem de série do Civic Type R que já é “incrivelmente eficaz”.

Pessoalmente, este é o primeiro Civic Type R que estou a apreciar desde o FD2 (a berlina de quatro portas lançada em 2007); ainda tem linhas típicas do Civic e tem uma aparência incrível como Type R".

Bruno Dias

Fonte: bruno_mcd