Notícias Grassi 044S presta homenagem a um carro de ralis histórico. Sabe qual?

Homenagem

Grassi 044S presta homenagem a um carro de ralis histórico. Sabe qual?

O Grassi 044S foi um dos modelos de maior destaque no Milano Monza Motor Show do passado fim de semana e não passou despercebido.

Grassi 044S MIMO - abertura
© Scuderia Grassi

A Scuderia Grassi marcou presença na passada edição do Milano Motor Show com o seu incrível Grassi 044S.

Para os mais apaixonados, nem precisamos de dizer que automóvel é que este construtor quis homenagear.

Caso não seja uma dessas pessoas, o Grassi 044S presta homenagem ao Lancia Delta S4 Stradale, ou seja, a versão de estrada do Lancia que participou no extinto Grupo B do mundial de ralis.

O desenho da carroçaria do Grassi 044S foi assinado por Giuseppe Armano, que já trabalhou para marcas como a Alfa Romeo.

O designer manteve elementos tão marcantes como as quatro óticas dianteiras redondas ou as luzes traseiras verticais. E claro que não poderiam faltar as enormes entradas de ar laterais que tanto caracterizavam o Lancia Delta S4 Stradale.

No entanto, a carroçaria deste Grassi 044S não inclui os ângulos tão marcantes do modelo em que se inspira; nesta interpretação, foram suavizados. Aliás, toda a carroçaria tem um desenho mais arredondado.

Grassi 044S esboços
© Scuderia Grassi O Grassi 044S mede 4180 mm de comprimento, 2000 mm de largura e 1267 mm de altura. A distância entre eixos é de 2600 mm. Ou seja, é mais comprido, mais largo e mais baixo que o Lancia Delta S4 Stradale

Por outro lado, as jantes têm também um desenho familiar, inspiradas nas do Delta Integrale Evoluzione, outras das icónicas criações da Lancia. Têm um diâmetro de 19″ e adicionam um visual ainda mais desportivo a este modelo. Tal como as originais quatro saídas de escape, que são exclusivas do Grassi 044S.

Mecânica como forma de arte

A Scuderia Grassi não revelou muito sobre a base em que assenta o 044S ou de onde vem a mecânica. No entanto, forneceu-nos dados como o facto de se tratar de um bloco de 3.0 l biturbo, mas com apenas quatro cilindros, com uma potência máxima de 640 cv.

A transmissão, como não poderia deixar de ser, é às quatro rodas através e inclui três diferenciais. E, para a caixa de velocidades há duas opções, ou uma manual ou uma sequencial, ambas com seis relações.

A massa do 044S anda entre os 1100 kg e os 1200 kg, o que, segundo a Scuderia, dá origem a uma relação peso/potência de 1,69 kg/cv.

E se, como nós, já está a pensar que tipo de prestações este modelo poderá ter, as estimativas da Grassi para o 044S traduzem-se numa aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de três segundos. A velocidade máxima deverá alcançar a fasquia dos 300 km/h.

Uma produção (muito) limitada

Ao contrário do esperado, este Grassi 044S não vai ficar apenas como a memória de um apaixonante show car, pois a empresa italiana pretende mesmo produzi-lo.

A sua produção, no entanto, estará limitada a apenas 44 unidades. E ainda nem sequer existe qualquer estimativa de preços ou mesmo de disponibilidade.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Alfa Romeo SZ, desenhado por Zagato?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Zagato. Há 100 anos a criar os Alfa Romeo mais fascinantes e intrigantes