Notícias Stradale, Rally e Classic. Como prefere o seu Lancia Delta HF Integrale “restomod”?

Restomod

Stradale, Rally e Classic. Como prefere o seu Lancia Delta HF Integrale “restomod”?

Cada uma das versões do "restomod" da Maturo Competition Cars do Lancia Delta HF Integrale têm objetivos específicos, para satisfazer todas as vontades.

Maturo Lancia Delta HF Integrale Stradale 3/4 frente

Não é a primeira vez que o Lancia Delta HF Integrale é alvo de um restomod — relembramos, por exemplo, os da Automobili Amos —, mas a Maturo Competition Cars decidiu abordar o tema de forma um pouco diferente.

Ao invés de apenas mostrar um Delta HF Integrale «reimaginado», revelou logo três, com níveis de intervenção distintos que designou de Stradale, Rally e Classic.

O Stradale é o que vai mais longe nas modificações efetuadas, enquanto o Classic é o que se aproxima mais do original. O Rally, por outro lado, foi feito para competir.

LEIAM TAMBÉM: Lancia Delta Evo-e. Também eletrificaram o Delta HF Integrale
Maturo Lancia Delta HF Integrale Stradale 3/4 traseira
Delta HF Integrale com a configuração Stradale.

Stradale para explorar todo o potencial do «monstro»

O Delta HF Integrale Stradale da Maturo Competition Cars destaca-se, desde logo, pelos painéis da carroçaria em fibra de carbono e pelo seu motor.

O ponto de partida é um exemplar original que é desmontado até ao «último parafuso», reparado (se necessário) e depois protegido contra a corrosão (primário epoxy) antes de ser novamente pintado — o mesmo tratamento é dado aos Classic e Rally.

Maturo Lancia Delta HF Integrale Stradale 3/4 frente

No processo ganha 250 pontos de solda adicionais para reforçar os pontos mais frágeis da carroçaria e aumentar a rigidez torcional — o Stradale recebe ainda uma roll cage para esse mesmo efeito.

Ao mesmo tempo é dado ao Delta HF Integrale uma nova «pele» em fibra de carbono que, por si só, contribui para uma redução de massa em 50 kg.

Todo este trabalho de reforço e aligeiramento vai ao encontro de ter carro para igualar a performance do motor, que é bastante superior à do modelo original.

Motor 2.0 turbo Lampredi

O ponto de partida é o mesmo tetracilíndrico de 2,0 l com turbocompressor com especificações dos Delta HF Integrale de Grupo A. É também reconstruído e melhorado, garantindo “pelo menos” 360 cv e 500 Nm.

LEIAM TAMBÉM: SLR ainda «vive». McLaren vai transformar 12 SLR à imagem do SLR 722 GT de corrida

Entre os melhoramentos recebidos há um intercooler de maiores dimensões, uma réplica melhorada do turbo Garret original, um moderno sistema de injeção de combustível, nova eletrónica, uma caixa de ar em fibra de carbono, e até a cablagem é nova. A Maturo diz que o motor é agora mais leve, fiável e durável que antes.

Maturo Lancia Delta HF Integrale Stradale 3/4 frente

A tração continua a ser às quatro rodas, mas conta com novos diferenciais e semi-eixos (feitos a partir do mesmo aço especial usado nos dos Fórmula 1), mas a caixa de velocidades é ainda a original, tendo sido reforçada — em opção, podemos optar por uma caixa dog-leg, com a primeira para trás, de dentes direitos.

Tem ainda novos amortecedores ajustáveis em quatro vias, diretamente derivados dos carros de rali que a Maturo prepara e que podem ser ajustados, como opção, por um manípulo de acionamento hidráulico.

Travão Maturo Lancia Delta HF Integrale Stradale

Também os travões derivam da competição, controlados por uma pedaleira não assistida, composto por discos de 330 mm de diâmetro à frente e 282 mm atrás.

A pressão da travagem entre a frente e a traseira pode ser ajustada pelo condutor via um manípulo rotativo no redesenhado travão de mão de acionamento hidráulico.

Interior Maturo Lancia Delta HF Integrale Stradale
O interior do Stradale é totalmente novo, mas respeita o design original do dador e continua a contar com mostradores analógicos. As baquets podem ser em pele ou em Alcantara.

Rally para competir, Classic para respeitar o original

O Stradale vai demasiado longe nas modificações do original? A Maturo propõe em alternativa o Delta HF Integrale Classic, sem mudanças visuais, mas alvo de vários melhoramentos com o objetivo de eliminar os pontos fracos do modelo original, incrementando a fiabilidade e robustez do modelo.

Além da base reforçada — como o Stradale —, tanto o motor como o chassis são alvos de melhoramentos.

O motor é reconstruído e melhorado (turbo do Stradale, nova ECU e cablagem, sistema de escape em aço inoxidável), passando a debitar 275 cv de potência (mais 60-65 cv que o original). A Maturo promete também uma entrega mais suave.

Cadeia cinemática do Maturo Lancia Delta HF Integrale Classic

A Maturo reforçou ainda a caixa de velocidades, os diferenciais foram melhorados e, ao nível da suspensão, ganha novos amortecedores e molas, assim como casquilhos em poliuretano. Os discos de travão passam ainda a ser da Brembo. De fora ficam os painéis da carroçaria em fibra de carbono ou o novo interior, por exemplo.

TÊM DE VER: Todos os planos da Lancia para os próximos 10 anos

Por fim, temos o Lancia Delta HF Integrale Rally, feito para competir. Basicamente é uma máquina de competição reconhecida pela FIA HTP (Historical Technical Passport) e por isso a intervenção da Maturo nunca poderia ser tão profunda como no Stradale.

Como exemplo, o Rally tem a mesma base reforçada do Stradale, mas os painéis em fibra de carbono tiveram de ficar de fora. O motor foi também reconstruído com especificações de Grupo A e a caixa de velocidades é a dog leg (primeira para trás), que pode ter cinco ou seis velocidades (tal como acontecia com os Delta de competição).

O interior parece ter vindo diretamente dos Delta de Grupo A e traz equipamentos como um sistema de comunicação entre piloto e co-piloto ou um extintor automático. A decoração exterior é ao gosto do cliente e pode replicar as originais usadas pela Lancia, como podemos ver no exemplar acima, com as cores da Martini Racing.

Interior Maturo Lancia Delta HF Integrale Rally
Pronto a competir.

Por enquanto, a Maturo Competition Cars não anunciou preços para os seus Lancia Delta HF Integrale restomod.

Já viram o nosso último vídeo?