Notícias As marcas que mais venderam híbridos na Europa em 2023

Mercado

As marcas que mais venderam híbridos na Europa em 2023

Em 2023, os híbridos (full hybrid) ultrapassaram em vendas os híbridos plug-in (de ligar à tomada) na Europa e houve uma marca que se destacou.

Nissan Qashqai e-Power
© Nissan

Numa altura que se fala num arrefecimento da procura por 100% elétricos e num renovado impulso dos híbridos (full hybrid) e híbridos plug-in (de ligar à tomada), reunimos os números do mercado europeu de 2023 para constatar a evolução deste tipo de propostas.

Com base nos dados da Dataforce, entre estes três tipos de motorização, foram os 100% elétricos que mais venderam na Europa, totalizando pouco mais de dois milhões de unidades, registando um aumento de 28% em relação a 2022.

Toyota Yaris Cross GR Sport 3/4 de frente
© Toyota Toyota Yaris Cross foi o mais vendido na Europa entre os híbridos que não precisam de se ligar à tomada.

Contudo, os híbridos (full hybrid), apesar de não terem vendido tanto, ficando-se pelas 1,26 milhões de unidades, conseguiram igualar o ritmo de subida das vendas dos elétricos, registando também 28%.

Quanto aos híbridos plug-in, apesar de terem tido um pico de vendas em 2022, com mais de um milhão de unidades vendidas, em 2023 não conseguiram atingi-lo, tendo vendido «apenas» 996 731 unidades, segundo os números da Dataforce.

Ao contrário do que vemos na Europa, noutros mercados, como o norte-americano, as vendas dos híbridos plug-in estão a subir expressivamente. É fácil justificar as trajetórias opostas: o fim dos incentivos que se está a verificar em alguns mercados chave.

Por exemplo, o fim dos incentivos na Alemanha — o maior mercado europeu e também o que mais consumia híbridos plug-in — levou a uma queda abrupta de 74,4% nas vendas de híbridos plug-in o ano passado (fonte: ACEA). Queda que «arrastou» todo o mercado europeu, apesar de se terem registado subidas no mercado belga e francês, por exemplo.

Renault Austral Esprit Alpine frente
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel Renault Austral E-Tech Full Hybrid.

O caso dos Full Hybrids

O mercado dos híbridos que não precisam de se ligar à tomada, por outro lado, mostra uma revigorada pujança e poderão ser a grande surpresa de 2024 — o salto nas vendas foi especialmente grande no último trimestre de 2023 e promete continuar este ano.

Esta tecnologia tem sido o domínio, sobretudo, dos fabricantes japoneses, com especial destaque para a Toyota, a líder não só europeia como mundial entre os full hybrid. A Honda, hoje, aposta também quase tudo nesta tecnologia e, nos últimos anos, a Nissan juntou-se a estas com a tecnologia e-Power.

Saindo do Japão, é a Coreia do Sul que demonstra uma preferência grande por esta tecnologia, através da Hyundai e da Kia. Na Europa, apenas o Grupo Renault, através das marcas Renault e Dacia parece estar a apostar neste tipo de soluções.

Os outros construtores europeus têm apostado mais nos 100% elétricos, híbridos plug-in e nos mild-hybrid. Estes últimos por vezes confundem-se com os híbridos (full hybrid), mas há diferenças claras:

As marcas que mais híbridos vendem na Europa

Assim, previsivelmente, é a Toyota que mais híbridos (full hybrid) vende na Europa: 2023 não foi exceção. A distância para a segunda marca mais vendida, a Renault, é enorme. A fechar o pódio de 2023, temos a surpresa do ano: a Nissan.

Surpresa, pois os 110 904 híbridos que a Nissan vendeu na Europa em 2023 representaram um salto brutal superior a 500% em relação a 2022. Deu para ultrapassar, de uma assentada, as sul-coreanas Hyundai e Kia, passando diretamente para o terceiro lugar de um pódio que até então lhe era desconhecido.

MarcasVendas 2023Var. 2023/22
Toyota614 159 unidades+9,4%
Renault188 237 un.+62%
Nissan110 904 un.+502%
Hyundai93 854 un.+10%
Kia65 552 un.-10%
Fonte: Dataforce

A marca japonesa pode «agradecer» esta conquista ao seu modelo Qashqai e-Power, que sozinho representou mais de metade das vendas de híbridos na Nissan. Os outros híbridos da Nissan são o Juke Hybrid (com tecnologia Renault) e o Nissan X-Trail e-Power.

Os números da Dataforce mostram que o Qashqai e-Power foi o sexto modelo híbrido mais vendido na Europa, ficando atrás do Hyundai Tucson, com as quatro primeiras posições a serem ocupadas por modelos da Toyota. Em primeiro lugar está o Yaris Cross.

Fonte: Automotive News

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo a receber o título de Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal