Notícias Impecável. FCA Heritage mostra o seu Alfa Romeo SZ restaurado

Restauro

Impecável. FCA Heritage mostra o seu Alfa Romeo SZ restaurado

A FCA Heritage publicou imagens do seu Alfa Romeo SZ depois de um meticuloso restauro efetuado na sua Officine Classiche.

Alfa Romeo SZ

“Il Mostro” (O Monstro) é a alcunha pela qual é conhecido o Alfa Romeo SZ e não é difícil perceber porquê.

Com a chancela da Zagato, as suas linhas são tão divisivas hoje como o foram quando foi visto pela primeira vez em 1989. Ao contrário de muitos outros Alfa Romeo, dificilmente podemos apelidar o SZ de elegante, mas não deixa de ser menos fascinante por isso.

Derivado da mesma base do 75, o SZ era um coupé de tração traseira e por debaixo do capô habitava um V6 “Busso” naturalmente aspirado, com 3,0 l de capacidade e 210 cv de potência.

VEJAM TAMBÉM: Alfa Romeo 33 Stradale. Beleza necessária
Alfa Romeo SZ

Números modestos hoje e também na altura, segundo relatos contemporâneos, mas por outro lado, a forma como se conduzia e comportava era motivo de rasgados elogios.

Lançado em 1989 e produzido apenas durante dois anos em apenas 1036 exemplares — dele derivaria ainda o roadster RZ em 1992, produzido em apenas 278 exemplares —, tem havido um interesse crescente por este «monstro» italiano.

Alfa Romeo SZ

Agora chegam-nos imagens da FCA Heritage (uma designação que será substituída por Stellantis Heritage) do resultado do restauro desta unidade em sua posse.

“O carro foi completamente desmontado e meticulosamente restaurado. A carroçaria em materiais compósitos foi decapada e revestida, e o interior foi totalmente renovado com a prioridade estar na sua conservação”, diz a publicação nas redes sociais da FCA Heritage.

O coupé foi totalmente desmontado, os painéis em materiais compósitos decapados e novamente revestidos e o interior foi renovado

Este Alfa Romeo SZ trata-se de um dos protótipos de teste originais, tendo passado maior parte da sua «vida» no circuito de testes de Balocco, em Itália, agora propriedade da Stellantis.

Alfa Romeo SZ

Também foi usado para as sessões de fotos iniciais de apresentação do modelo e difere em vários detalhes dos outros SZ de produção, como é o caso do volante e a cor de fundo dos instrumentos.

VEJAM TAMBÉM: Alfa Romeo confirma “SUV de topo” acima do Stelvio para 2027
Alfa Romeo SZ