Notícias Não vai haver mais. Ford confirma fim do Fiesta em 2023

Antevisão

Não vai haver mais. Ford confirma fim do Fiesta em 2023

A Ford anunciou o fim do Fiesta para 2023 através de um vídeo emocionante capaz de deixar qualquer fã do modelo em sentido.

Ford Fiesta ST-Line

Acabou-se a “Fiesta”. A Ford confirmou que vai deixar de produzir o Fiesta já em junho de 2023, colocando assim um ponto final numa história que começou em 1976.

São 46 anos de sucesso, divididos por oito gerações, e mais de 16 milhões de unidades vendidas, um número que faz com que o Fiesta saia de cena com o estatuto de um dos modelos mais emblemáticos da Ford.

A marca da oval azul confirmou a despedida num vídeo emocionante, que consegue resumir, em pouco mais de dois minutos, a essência deste automóvel, que tantas histórias protagonizou. Podem vê-lo aqui:

A NÃO PERDER: O melhor motor do segmento? Testei o Ford Fiesta ST LINE 1.0 Ecoboost

Acelerar a eletrificação

“Na Ford Europa estamos a acelerar os nossos esforços para nos tornarmos 100% elétricos nos nossos veículos de passageiros até 2030 — e em todos os veículos do nosso portfólio até 2035”, pode ler-se num comunicado da Ford, citado pelos britânicos da Autocar.

“À medida que nos preparamos para a transição para um futuro elétrico, vamos descontinuar a produção do S-Max e do Galaxy em Valência, Espanha, em abril de 2023, e descontinuar a produção do Fiesta em Colónia, na Alemanha, até ao final de junho de 2023”, confirmou a marca norte-americana.

Ford Fiesta
A primeira geração do Ford Fiesta.

Recorde-se que a unidade de Colónia, que pode ser vista como o quartel-general da Ford na Europa, foi escolhida para ser o epicentro da eletrificação da marca no continente europeu.

Três novos elétricos até 2024

E será aí que a fabricante vai produzir dois dos três novos modelos de passageiros elétricos — vai ficar a meio caminho entre o Puma e o Mustang Mach-E — que já confirmou que terá até 2024, sendo que um deles vai tomar precisamente o lugar do Fiesta na linha de produção daquela unidade germânica.

LEIAM TAMBÉM: Ford quer vender dois milhões de automóveis elétricos por ano já em 2026

Serão os modelos que resultam de um acordo assinado entre as duas «gigantes» automóveis — Ford e Volkswagen — que vão assentar na plataforma MEB (a mesma do Volkswagen ID.3, por exemplo) do Grupo Volkswagen.

Ford Fiesta 4
A terceira geração do Fiesta foi a primeira a ter uma versão de cinco portas.

Será, por isso, bastante maior que o Fiesta — vão-se posicionar no segmento do Focus —, pelo que não poderá sequer ser visto como um sucessor do utilitário que agora se despede. Mas é aqui que entra outro nome de peso dentro da marca da oval-azul, o Focus.

É que ficámos a saber recentemente que o Focus também deverá deixar de ser produzido em 2025, sem que pareça haver um sucessor direto planeado deverão tomar o seu lugar.

Estes próximos modelos elétricos vão assumir o formato de crossover/SUV e, por isso, não serão sucessores diretos nem do Focus ou do mais pequeno Fiesta.

Mas uma coisa é certa, o fim do Fiesta, como o conhecemos, é uma certeza, e a Ford já lhe disse adeus.

Fonte: Autocar

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Ford Bronco original?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ford Bronco. A história do «Mustang dos jipes»