Notícias Vamos brincar na lama? Huracán Sterrato é o supercarro certo para isso

Apresentação

Vamos brincar na lama? Huracán Sterrato é o supercarro certo para isso

Como dizem no anúncio ao detergente “é bom sujar-se”. O Lamborghini Huracán Sterrato parece que levou «à letra» essa máxima.

O Lamborghini Huracán Sterrato acaba de ser revelado e assinala o fim de uma era na marca de Sant’Agata Bolognese: é o último Lamborghini exclusivamente a combustão.

É também um supercarro para «brincar na terra» como a sua aparência deixa adivinhar, que é muito semelhante à do protótipo que o antecipou.

Destacam-se os alargamentos da carroçaria em fibra de carbono — vias também cresceram 30 mm à frente e 34 mm atrás —, a distância ao solo acrescida em 44 mm (face ao Huracán EVO), as luzes auxiliares à frente ou as… barras no tejadilho.

A NÃO PERDER: Despedimo-nos do Aventador a recordar o Lamborghini Murciélago

Contudo, o maior destaque no exterior do Huracán Sterrato é a nova tomada de ar para o V10 naturalmente aspirado posicionada no final do tejadilho.

O reposicionamento da entrada de ar teve como objetivo assegurar que o ar que «alimenta» o V10 está mais «limpo» quando o Huracán Sterrato circula em locais com muita poeira. Apesar desta solução trazer vantagens, tem também um inconveniente, mas já lá iremos.

Do interior do novo Huracán Sterrato ainda não temos imagens, mas a Lamborghini promete acabamentos em Alcantara, novos gráficos no sistema HMI e um painel de instrumentos com bússola, inclinómetro entre outros «extras».

Limitado a 260 km/h, mas não ao asfalto

O Sterrato está equipado com o mesmo 5.2 V10 naturalmente aspirado dos restantes Huracán, mas não debita os 640 cv e 600 Nm destes.

A potência máxima do Huracán Sterrato fica-se pelos 610 cv e o binário pelos 560 Nm — valores idênticos aos dos Huracán EVO RWD —, e os números mais pequenos são por «culpa» da nova tomada de ar superior.

A transmissão está a cargo da caixa automática de sete velocidades (dupla embraiagem) que envia o binário às quatro rodas, com o eixo traseiro a estar equipado com um diferencial traseiro autoblocante.

No campo das performances, a preparação para andar fora de estrada também «passou fatura». Os 0 aos 100 km/h cumprem-se em impressionantes 3,4s, mas a velocidade máxima ficou limitada aos 260 km/h — todos os outros Huracán ultrapassam confortavelmente os 300 km/h.

Pneus «à medida»

Com 1470 kg (peso a seco), o Huracán Sterrato recorre a discos carbo cerâmicos de 380 mm à frente e 352 mm atrás para garantir um bom poder de travagem em qualquer tipo de piso.

LEIAM TAMBÉM: Lamborghini Urus S é a «versão de entrada» mas é tão potente como o Performante

Contudo, no campo das ligações ao solo são os pneus que surgem nas jantes de 19” que merecem maior destaque. Criados especificamente para o Huracán Sterrato pela Bridgestone, podem circular com um furo durante 80 km e até aos 80 km/h.

Lamborghini Huracán Sterrato pormenor jantes
Os pneus do Huracán Sterrato foram desenvolvidos em específico para este modelo.

Quando chega?

O Lamborghini Huracán Sterrato começará a ser produzido em fevereiro de 2023 e estará limitado a 1499 unidades.

A Lamborghini ainda não revelou quanto vai pedir pelo seu último modelo exclusivamente a combustão.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro automóvel da Lamborghini?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini