Notícias Spectre é o primeiro elétrico da Rolls-Royce. O silêncio como luxo máximo

Apresentação

Spectre é o primeiro elétrico da Rolls-Royce. O silêncio como luxo máximo

Hoje ficamos a conhecer o Spectre, que começa a ser vendido em 2023, o primeiro Rolls-Royce elétrico da história.

Rolls-Royce Spectre frente 3/4
© Rolls-Royce

Um após outro, vão caindo os bastiões seculares da indústria automóvel com motores a gasolina, até na mais aristocrática das marcas: a Rolls-Royce acaba de revelar o Spectre, o seu primeiro modelo 100% elétrico.

Há pouco mais de um ano, as emoções estavam ao rubro nas hostes da marca britânica: “Hoje é o dia mais significativo na história da Rolls-Royce Motor Cars desde 4 de maio de 1904. Neste dia, os nossos fundadores Charles Rolls e Sir Henry Royce revelaram que iriam produzir o melhor automóvel do mundo”, foram as palavras do diretor executivo da Rolls-Royce, Torsten Müller-Ötvös, ao anunciar, em setembro de 2021, a iminente chegada do Spectre.

Agora, no momento da revelação oficial do seu primeiro automóvel totalmente elétrico, o n.º1 da Rolls-Royce vai mais longe ao assegurar que “o Spectre mostra como esta marca está perfeitamente adequada à eletrificação, com um sistema de propulsão capaz de garantir o sucesso e a relevância contínuos desta marca e reforçando todas as caraterísticas que fazem de um Rolls-Royce um Rolls-Royce”.

Rolls-Royce Spectre traseira 3/4

E, mesmo que silêncio e luxo quase sempre casem bem, Müller-Ötvös nem hesita quando esclarece que “o Spectre é, antes de tudo, um Rolls-Royce e, em segundo lugar, um veículo elétrico. Um novo capítulo para esta marca e para o segmento dos automóveis de luxo, o que me leva a acreditar que o Spectre é o produto mais perfeito que a Rolls-Royce já produziu.”

Raízes elétricas

Sir Charles Stewart Rolls, co-fundador da Rolls-Royce, já deixava a sua premonição em 1900, depois de ter experimentado um veículo elétrico chamado Columbia: “o carro elétrico é silencioso e limpo, sem cheiros nem vibrações. E pode tornar-se muito importante quando o avanço tecnológico permitir a generalização das estações de carregamento das baterias”. Foi uma das suas conclusões.

Ao contrário de muitos outros fabricantes contemporâneos, a Rolls-Royce começou a testar motores elétricos no início do século XX, já que Sir Henry Royce era fascinado por tudo o que fosse acionado através de baterias. No início da carreira, a sua primeira empresa (F.H. Royce & Company) desenvolveu dínamos, motores de guindastes elétricos e patenteou casquilhos de lâmpadas.

Saltando no tempo até 2011, a marca reviveu a ideia de propulsão elétrica pela primeira vez e criou um Phantom elétrico, o 102 EX. Em 2016, os “britânicos da Baviera” revelaram o visionário 103EX, nas celebrações do 100.º aniversário da BMW (desde 1998 que detém a Rolls-Royce).

Müller-Ötvös lembra que “esse concept dispunha já da arquitetura de alumínio escalável — Architecture of Luxury — e unicamente usada em modelos da marca, mas que já foi projetada não apenas para modelos com motores de combustão, mas também para veículos elétricos.

Além do coupé Spectre, a marca de Goodwood tem mais dois modelos em desenvolvimento, uma berlina de luxo e um SUV que também vão poder contar com tecnologia de propulsão elétrica da BMW.

Parece um Wraith, mas vem tomar o lugar do Phantom Coupé

Até hoje, o nome Spectre ficou principalmente conhecido pelo filme de 2015 que, tal como toda a saga sobre o mais famoso agente secreto do mundo, enaltecia os atos heróicos de James Bond. Mas, a partir de hoje, é também o nome do primeiro automóvel elétrico da Rolls-Royce.

À primeira vista, parece que temos um Rolls-Royce Wraith pela frente. Mas mesmo que o design e as proporções do veículo tenham semelhanças impressionantes, os responsáveis ​​da Rolls-Royce não se cansam de enfatizar que o Spectre é um carro completamente novo — claro que elétrico —, mesmo sendo elegante e escandalosamente caro como qualquer modelo da casa.

E, na verdade, não substitui o Wraith, mas o Phantom Coupé, que deixou de ser produzido em 2016.

Rolls-Royce Spectre perfil

A grelha do radiador é mais larga e plana do que o normal na “Rolls” — emoldurada por luzes LED tão marcantes à frente como atrás. Este colosso elétrico rola sobre poderosas jantes de 23″ e impressiona com uma linha interminável de janelas.

Como o Wraith, tem uma carroçaria fastback elegantemente traçada, com uma cauda levemente afilada — o Cx é de apenas  0,25. E, claro, com o seu enorme comprimento de 5,45 m e imensos 3,21 m entre os eixos, oferece espaço que nunca mais acaba para quatro pessoas. O acesso é feito através de duas portas luxuosas, que se abrem “para trás”, ao mais puro estilo Rolls-Royce.

Já no interior, o que surpreende é o ser tão clássico, isto porque ecrãs digitais, aplicações e conectividade já são familiares nos atuais modelos Rolls-Royce. O conhecido teto com efeito de céu estrelado é complementado por uma paisagem estrelada de LED nas portas e nos painéis laterais.

O peso dos números

Continuamos a sentirmo-nos vergados pelo peso dos números do Spectre de quatro rodas motrizes quando vemos que a massa total do veículo fica apenas marginalmente abaixo das três toneladas (2975 kg) — naturalmente agravado pela bateria de grande capacidade.

Rolls-Royce Spectre vista parcial da frente com porta aberta

Mas a promessa é de que o Spectre proporcione o máximo conforto de rolamento, com a suspensão Planar, estreada pelo Ghost, a ser otimizada para lidar com a massa acrescida.

E, por uma vez que seja, há um número que até é baixo, considerando as dimensões deste longo coupé: referimo-nos ao diâmetro de viragem de 12,7 m, graças ao eixo traseiro de efeito direcional, sempre de série.

LEIAM TAMBÉM: BMW i7. Quanto custa o primeiro Série 7 elétrico?

A bateria tem um pouco mais de 100 kWh, a autonomia elétrica deverá rondar os 520 km e o consumo médio é de 21,5 kWh/100 km. Mesmo com a sua massa mastodôntica, o novo Rolls-Royce Spectre agradece ao rendimento de 585 cv e 900 Nm a sua capacidade de acelerar até aos 100 km/h em pouco menos de 4,5s, estando a velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h.

Ou seja, prestações bem enquadradas com as conseguidas pelos sensacionais e suaves motores V12 que hoje equipam os modelos da marca e são considerados autênticas criações de ourives nesta indústria.

Quando chega?

Mesmo que as entregas do novo Rolls-Royce Spectre aos primeiros clientes só devam ocorrer no outono de 2023, todos os clientes multimilionários podem começar a deixar um sinal para a sua reserva e deixar para daqui a um ano a liquidação do resto da fatura.

Esta ficará acima dos 450 000 euros e abaixo dos 550 000 euros, posicionando-se entre o Cullinan e o Phantom.

Sabe esta resposta?
Em que ano houve um Rolls-Royce a participar no Rali Dakar?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Rolls-Royce Jules: uma aposta levou-o a cruzar a meta do Dakar