Notícias Hopium Machina Vision. Será esta berlina a hidrogénio o futuro do luxo francês?

Salão de Paris 2022

Hopium Machina Vision. Será esta berlina a hidrogénio o futuro do luxo francês?

Revelado no Salão de Paris, o Hopium Machina Vision promete até 1000 km de autonomia e bastam três minutos para o atestar.

Hopium Machina Vision de perfil no Salão de Paris
© Miguel Dias / Razão Automóvel

É um sinal dos tempos. Enquanto os modelos acessíveis parecem condenados a desaparecer, as propostas de luxo multiplicam-se e o Hopium Machina Vision é uma das mais recentes.

Revelado no Salão de Paris, o Machina Vision é o primeiro modelo da Hopium, uma jovem marca francesa. Rival de modelos como o Mercedes-Benz EQS ou o novo BMW i7, o Hopium Machina Vision também se desloca sem emissões.

Contudo, a «receita» para a sua eletrificação é distinta da usada pelos alemães. Enquanto estes recorrem a baterias de iões de lítio, o Machina Vision conta com uma pilha de combustível a hidrogénio, à semelhança do Toyota Mirai.

TUDO SOBRE:
Hopium Machina Vision
© Miguel Dias / Razão Automóvel

Carregar não é problema

Por contar com uma pilha de combustível a hidrogénio em vez das tradicionais baterias, abastecer o Hopium Machina Vision é praticamente tão rápido como atestar um veículo com motor de combustão.

Bastam três minutos e esta berlina de luxo gaulesa está pronta para percorrer até 1000 km sem interrupções.

A pilha de combustível alimenta um conjunto de motores elétricos cuja disposição é desconhecida, mas dos quais se sabe que oferecem 500 cv de potência, o suficiente para impulsionar o Machina Vision dos 0 aos 100 km/h em cinco segundos e até aos 230 km/h.

LEIAM TAMBÉM:

O primeiro protótipo conhecido do Machina Vision contava apenas com tração traseira, mas a Hopium não confirmou se vai adotar a mesma solução na versão de produção.

Hopium Machina Vision vista dianteira
A frente do Hopium Machina destaca-se pela ausência de uma grelha e, aparentemente, de entradas de ar. Contudo elas existem, com duas verticais nas extremidades laterais do para-choques, unidas aos grupos óticos e outras, mais pequenas, dissimuladas na textura gráfica do para-choques. © Miguel Dias / Razão Automóvel

O que é certo é que esta conta com pneus específicos da Bridgestone para reduzir a resistência ao rolamento e, desse forma, aumentar a eficiência e a autonomia.

Aposta na sustentabilidade

Visualmente o Hopium Machina Vision destaca-se pelo aspeto futurista e sofisticado, tanto no exterior como no interior.

Por falar no seu interior, esta nova berlina gaulesa conta apenas com quatro lugares. O tabliê é «dominado» por ecrãs que, à semelhança do sistema MBUX Hyperscreen do EQS, se estendem a toda a sua largura e conta com comandos hápticos para o controlar.

Quando chega?

Com o arranque da produção previsto apenas para 2025 numa nova fábrica na Normandia, o Hopium Machina Vision é construído com recurso a materiais de origem europeia para reduzir a sua pegada ecológica.

Com um preço de cerca de 120 mil euros, o Hopium Machina Vision já pode ser encomendado, apesar de ainda estar a mais de dois anos de distância. Segundo a Hopium, o objetivo passa por produzir anualmente 20 mil unidades do Machina Vision.

Hopium Machina Vision vista traseira
Os grupos óticos traseiros apresentam um desenho idêntico aos dos dianteiros, repetindo também o padrão gráfico no para-choques. © Miguel Dias / Razão Automóvel

Sabe esta resposta?
Em que modelo se baseava o primeiro protótipo HydroGen da Opel?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Do Kadett ao Corsa-e. A história da eletrificação na Opel