Notícias Nova geração do Audi SQ5 já está na estrada. O que esperar?

Fotos-espia

Nova geração do Audi SQ5 já está na estrada. O que esperar?

O desenvolvimento do novo Audi SQ5 já começou, com o SUV desportivo da marca alemã a ser «apanhado» numa sessão de fotos-espia.

Audi SQ5 dianteira
© Razão Automóvel

Depois de há cerca de quatro meses termos visto as primeiras fotos-espia da nova geração do Audi Q5, agora surgem pela primeira vez as primeiras imagens do SQ5, a versão mais desportiva da gama.

O novo Audi SQ5 foi apanhado em testes dinâmicos (no sul da Europa) e por culpa da densa camuflagem não fica fácil perceber as mudanças que serão introduzidas na próxima geração.

Porém, e tal como já tínhamos antecipado nas fotos-espia do Q5, são notórias as entradas de ar verticais na dianteira, logo abaixo dos faróis, uma solução estética que não estamos habituados a ver nas propostas da marca de Ingolstadt.

A NÃO PERDER: Audi A3 Sportback 35 TFSI S line. No meio é que está a virtude?
Audi SQ5 traseira
© Razão Automóvel

A grelha dianteira — do tipo Singleframe — também parece ser mais estreita, em contraste com a entrada de ar inferior, que é mais larga e alta. Já na traseira é difícil perceber o que vai mudar, uma vez que o para-choques, o portão e os farolins ainda surgem totalmente camuflados.

Assente na plataforma MLB-Evo, a mesma do novo Audi A4, tudo aponta para que o futuro SQ5 se mantenha fiel a um motor V6, ainda que deva abandonar a motorização Diesel do modelo atual em detrimento de um bloco a gasolina.

Apesar de na Europa o atual SQ5 se venda exclusivamente com uma motorização Diesel, noutros mercados, como a América do Norte, está disponível com um V6 biturbo a gasolina.

Com os rumores a indicarem que a próxima geração da RS 4 Avant será híbrida plug-in — combinando um V6 biturbo com um motor elétrico —, é de esperar que no patamar abaixo, onde «habitam» os modelos “S” da Audi, como o futuro SQ5, o mesmo V6 biturbo permaneça, mas associado a uma eletrificação ligeira, na forma de um sistema mild-hybrid de 48 V.

Se ainda não há certezas quanto à motorização final, em relação à potência esperada, os rumores apontam todos na mesma direção, com valores entre os 350 cv e os 370 cv, um número um pouco acima dos 341 cv do atual SQ5.

Quando chega?

O desenvolvimento do novo SQ5 ainda está na fase inicial, pelo que a apresentação ao mundo só deverá acontecer no próximo ano, já depois da primeira aparição da nova geração do Q5.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Audi A4?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi A4 faz 25 anos. Todas as gerações do Audi mais vendido de sempre