Notícias GR Corolla não é suficientemente radical? A Morizo Edition é a solução

Apresentação

GR Corolla não é suficientemente radical? A Morizo Edition é a solução

Com menos peso, mais binário, uma caixa mais curta e acerto de suspensão específico, o Toyota GR Corolla Morizo Edition foi especialmente pensado para as pistas.

Toyota GR Corolla Morizo Edition

Desenvolvido «ao gosto» de Akio Toyoda, o diretor executivo da marca japonesa, o novo Toyota GR Corolla Morizo Edition é, ao mesmo tempo, a versão mais radical do GR Corolla.

Para criar o GR Corolla Morizo Edition a Toyota começou por submeter o seu hot hatch a uma dieta. O resultado final foram menos 45 kg do que no Circuit Edition e um interior mais despido.

Para «cortar» nos quilos o GR Corolla Morizo Edition sacrificou os passageiros traseiros — deixou de ter bancos, colunas de som e elevadores dos vidros —, ganhou novas jantes forjadas de 18” e até abdicou do limpa para-brisas do vidro posterior.

LEIAM TAMBÉM: Toyota GR Corolla tem três saídas de escape para apenas três cilindros. Porquê?

Mas há mais. O tejadilho passou a ser em fibra de carbono, enquanto o capô e os painéis das portas dianteiras são agora em alumínio.

Mesma potência, mas mais binário

A «dieta» a que o GR Corolla Morizo Edition foi submetido é impressionante, mas também há novidades no capítulo da mecânica.

Continua a recorrer ao motor de três cilindros G16E-GTS com 1.6 l turbocomprimido e mantém os 304 cv de potência, mas viu o binário subir dos 370 Nm para os 400 Nm.

Morizo, a origem
Akio Toyoda, o presidente da Toyota, também participa em corridas como piloto. Começou a correr bastante tarde, quando já liderava a Toyota, mas para passar despercebido e até evitar críticas, passou a usar o pseudónimo… Morizo Kinoshita. O GR Corolla Morizo Edition é, por isso, um carro feito exatamente ao gosto de "Morizo", o também presidente da Toyota.

O sistema de tração integral mantém-se inalterado, mas a caixa manual de seis relações foi revista, apresentando um escalonamento mais curto para melhorar a aceleração.

Quanto às ligações ao solo, temos pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 e um novo acerto de suspensão.

Série limitada

Neste momento há duas certezas acerca do GR Corolla Morizo Edition. A primeira é que, tal como o GR Corolla «normal», esta série especial não virá para o mercado europeu.

A outra é que o mais radical dos Corolla vai estar limitado a 200 unidades.

A NÃO PERDER: GR Corolla vs GR Yaris. De onde vieram os 43 cv a mais?

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a segunda geração do Toyota Paseo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?