Notícias Toyota GR Yaris com caixa automática? Já está a caminho

Antevisão

Toyota GR Yaris com caixa automática? Já está a caminho

A caixa automática do Toyota GR Yaris terá oito relações e já está a ser testada por Shigeru Hayakawa, vice-presidente da marca japonesa.

Caminhos opostos. Enquanto o GR Supra prepara-se para receber uma caixa manual, o Toyota GR Yaris faz o caminho oposto e vai receber uma caixa automática.

A marca japonesa está a desenvolver uma transmissão automática de oito relações para o seu desejado hot hatch e o processo parece já numa fase adiantada.

Além de ter, obviamente, um modo automático, vamos poder também selecionar as relações manualmente através de patilhas no volante e de um manípulo na consola central.

A NÃO PERDER: Toyota GR Corolla tem três saídas de escape para apenas três cilindros. Porquê?

Novamente inspirado nos ralis

Acerca deste último modo de utilização da caixa automática, a Toyota inspirou-se no seu programa desportivo.

Tal como nos seus carros de rali, quando queremos subir de relação puxamos o manípulo para trás e quando queremos reduzir, empurramos o manípulo para a frente. É precisamente o oposto do que é habitual nos restantes Toyota com caixa automática.

Do gabinete para o volante

Outro aspeto curioso acerca do desenvolvimento desta transmissão automática é o facto de, segundo a imprensa local, a Toyota estar a recorrer a Shigeru Hayakawa, vice-presidente da empresa, como piloto de testes.

Segundo avança o site CarWatch, este já terá dado o seu contributo. Ao testar o Toyota GR Yaris com caixa automática num troço com gravilha o vice-presidente da Toyota reduziu de terceira para segunda, mas não ficou impressionado com a resposta.

A Toyota terá então recalibrado a caixa automática. Segundo consta, após essa alteração, a resposta já terá agradado ao vice-presidente da Toyota.

Não deixa de ser uma escolha para piloto de testes peculiar, mas há um «bom» motivo. Deve-se ao facto de Shigeru Hayakawa ter uma condução mais próxima à de um «condutor normal», deparando-se assim com questões que provavelmente passariam despercebidas ao piloto de testes profissional Norihiko Katsuta, que faz parte da equipa de desenvolvimento.

O outro GR Yaris automático

Relembramos que no Japão existe um GR Yaris com caixa automática, mas é uma «criatura» distinta, com apenas 120 cv e uma CVT:

TÊM DE VER: No Japão há um Toyota GR Yaris com apenas… 120 cv

 

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Mazda 323 GT-R?