Notícias Toyota GR Supra ganha caixa manual, mas há mais novidades

#savethemanual

Toyota GR Supra ganha caixa manual, mas há mais novidades

Além da estreia da caixa manual de seis velocidades, o Toyota GR Supra viu o comportamento apurado e até perdeu peso.

Toyota GR Supra caixa manual

O Toyota GR Supra com caixa manual era há muito aguardado e, a partir de hoje, passa a ser uma realidade.

Antecipada há umas semanas, a caixa manual só estará disponível nas versões equipadas com o 3.0 l de seis cilindros em linha e foi especialmente desenvolvida para «casar» com esta motorização.

A transmissão conta com um modo iMT (Intelligent Manual Transmission) cujo software foi pensado para otimizar o binário quando subimos de relação, e conta ainda com uma relação de transmissão final mais curta (de 3,15:1 no automático para 3,46:1 no manual) potenciando a resposta do motor.

A NÃO PERDER: Bastaram 90 minutos para o novo Toyota GR86 esgotar no Reino Unido
Toyota GR Supra

Ainda nesta versão com caixa manual, há a destacar o controlo de tração especialmente afinado para lidar com um GR Supra com «três pedais» e a função “Hairpin+” especialmente pensada para os «ganchos» existentes nos percursos sinuosos da Europa.

O GR Supra fez dieta

A chegada da caixa manual à gama do GR Supra permitiu ainda à Toyota criar uma versão mais leve do seu desportivo: o GR Supra Lightweight. Face às versões com caixa automática, esta variante é 38,3 kg mais leve.

Se a adoção da caixa manual e de jantes de 19” permitiu poupar 21,8 kg, nesta versão Lightweight o GR Supra perdeu 16,5 kg adicionais, adotando um sistema de áudio distinto e abdicando dos bancos elétricos em couro.

LEIAM TAMBÉM: Toyota GR Corolla tem três saídas de escape para apenas três cilindros. Porquê?

O que mais mudou?

Além da transmissão manual e da versão Lightweight, o GR Supra traz mais novidades para 2022, e algumas delas são transversais à gama.

Para começar, a Toyota aproveitou para rever o comportamento do seu desportivo: aumentou a rigidez dos apoios de borracha das barras estabilizadoras, reviu os amortecedores e reajustou os componentes mecânicos e os parâmetros de funcionamento do sistema de direção assistida.

Toyota GR Supra
Os revestimentos a bordo do GR Supra também foram atualizados.

Além disto, o controlo de estabilidade também foi melhorado e a gama revista, com especial destaque para a adoção de novas cores e de novos revestimentos para o habitáculo.

Por enquanto o preço do Toyota GR Supra com caixa manual continua a ser uma incógnita bem como a data prevista para a sua chegada ao mercado nacional.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a segunda geração do Toyota Paseo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?