Notícias Peugeot 9X8. Hypercar foi revelado mundialmente no Autódromo do Algarve

Desporto motorizado

Peugeot 9X8. Hypercar foi revelado mundialmente no Autódromo do Algarve

À margem da apresentação mundial do Peugeot 9X8 no Autódromo Internacional do Algarve, ficámos a conhecer os seus números e alguns detalhes do seu desenvolvimento.

Peugeot 9x8

Com estreia em competição marcada para julho, em Monza, na quarta ronda do Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC), o Peugeot 9X8 viajou até ao Autódromo Internacional do Algarve para a sua apresentação mundial.

A Razão Automóvel esteve nesta apresentação e trazemos alguns detalhes do carro com que a marca francesa regressa às provas de resistência.

Comecemos pela sua mecânica. Inscrito na categoria LMH, o 9X8 recorre a um conjunto mecânico totalmente desenvolvido pela Peugeot Sport.

A NÃO PERDER: Fomos «sentir o pulso» ao 208 Rally4 da Peugeot Rally Cup Ibérica
Peugeot 9X8
Linda Jackosn, CEO da Peugeot (à direita); Jean-Marc Finot, Diretor da Stellantis Motorsport (ao centro) e alguns dos responsáveis da Marelli, parceira da Peugeot Sport no desenvolvimento do motor elétrico e do inversor. © Diogo Teixeira / Razão Automóvel

Este conjuga um bloco V6 biturbo de 2,6 l com 707 cv (520 kW) com um motor elétrico com 272 cv (200 kW). O motor de combustão envia o binário às rodas traseiras e o motor elétrico às rodas dianteiras, oferecendo desta forma quatro rodas motrizes ao protótipo gaulês.

Este conjunto híbrido conta ainda com um inversor baseado em carboneto de silício (que tal como o motor elétrico foi concebido em parceria com a Marelli) e uma bateria de alta tensão de 900 V desenvolvida em conjunto com a TotalEnergies/Saft.

Peugeot 9X8
© Diogo Teixeira / Razão Automóvel

Quanto às dimensões do 9X8, este apresenta-se com 4,995 m de comprimento, 2 m de largura e 1,145 m de altura. O seu peso fixa-se nos 1030 kg e o depósito que armazena o combustível 100% renovável excellium racing 100 da TotalEnergies que vai alimentar o motor de combustão interna tem 90 litros de capacidade.

O Peugeot 9X8 de competição não trai, de forma alguma, as intenções desvendadas em julho de 2021. O desafio dos últimos meses tem sido duplo: a nossa equipa reconstruiu-se enquanto concebia uma viatura, desenvolvendo-a para a competição.

Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da Peugeot Sport

Um longo processo de desenvolvimento

Depois da revelação do protótipo do Peugeot 9X8 em julho de 2021 — protótipo com o qual o Guilherme Costa já esteve em França — foi altura de levar o 9X8 para as pistas para testar as soluções técnicas adotadas, especialmente a ausência de asa traseira.

Desde dezembro o Peugeot 9X8 tem rolado em cinco circuitos diferentes — Portimão, Le Castellet, Motorland Aragon, Barcelona e Magny-Cours.

Em apenas 25 dias o Peugeot 9X8 cumpriu mais de 10 000 quilómetros de testes.

Peugeot 9X8
© Diogo Teixeira / Razão Automóvel

Ao mesmo tempo, outros dois trabalhos cruciais iam sendo desenvolvidos: a homologação do 9X8 em conjunto com as equipas da FIA; e o desenvolvimento da motorização no banco de ensaios, no simulador e em pista.

Le Mans só em 2023

Apesar de ir correr nas “6 Horas de Monza” em julho, nas “6 Horas de Fuji” (em setembro) e nas “8 Horas do Bahrain” (em novembro), o Peugeot 9X8 não vai alinhar na edição deste ano das 24 Horas de Le Mans.

Ainda assim, a marca gaulesa não vai deixar «passar em branco» a mítica prova. Em conjunto com o Automobile Club de l’Ouest, organizador das 24 Horas de Le Mans, a Peugeot vai realizar uma exposição intitulada “Allure – Le Mans”.

Dedicada à epopeia da marca no Circuito de La Sarthe, esta abrirá portas no dia 21 de maio, no museu das 24 Horas de Le Mans e por lá vai estar, até setembro, a maquete original do Peugeot 9X8.

 

Sabe esta resposta?
Qual foi a velocidade alcançada pelo WM P88 Peugeot na reta Mulsanne?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

WM P88 Peugeot. O «rei da velocidade» nas 24 Horas de Le Mans