Notícias Conheçam a «outra missão» do Peugeot 9×8 Hybrid Hypercar

WEC

Conheçam a «outra missão» do Peugeot 9×8 Hybrid Hypercar

Agnieszka Doroszewicz foi o fotógrafo escolhido pela marca francesa para ajudar o Peugeot 9x8 Hybrid Hypercar a cumprir a sua «missão» secundária enquanto as corridas não começam.

Peugeot 9x8 hybrid
AGNIESZKA-DOROSZEWICZ

Em 2023 vamos assistir ao regresso da Peugeot ao Campeonato Mundial de Resistência (WEC). É com o novo Peugeot 9×8 Hybrid Hypercar que a marca francesa vai tentar repetir o sucesso dos Peugeot 905 e 908 HDI nas provas de resistência.

Um regresso que terá dois objetivos. Em primeiro lugar vencer corridas e em segundo lugar cumprir um desígnio tão ao mais complexo: ajudar a Peugeot a vender os seus modelos de produção.

Peugeot 9×8 Hybrid Hypercar. Luzes, câmara, ação

Enquanto as corridas não começam, a Peugeot não dá descanso ao seu novo hypercar — conheçam todos os detalhes desta nova categoria no nosso vídeo. É preciso recuperar os milhões que a marca investiu no desenvolvimento do 9×8 Hybrid — e vencer corridas não é suficiente.

A NÃO PERDER: Peugeot 9X8 Hypercar. Já conhecemos a «bomba» da Peugeot Sport para o WEC
O Peugeot 9×8 Hybrid repete todos os códigos de estilo que encontramos nos modelos de produção da marca. AGNIESZKA-DOROSZEWICZ

As palavras de Jean-Marc Finot, responsável máximo da Stellantis Motorsport, à Razão Automóvel, proferidas numa entrevista em 2021, não deixam margem para dúvidas:

“O Peugeot 9×8 Hybrid não é um capricho do nosso departamento. Nasceu para dar a conhecer o melhor que a Peugeot tem para oferecer. Precisa de sair das pistas e cumprir um propósito maior.”

Foi por isso que a marca francesa chamou Agnieszka Doroszewicz, um conceituado fotógrafo de automóveis francês, para tentar captar toda a essência do concept que derá origem ao Peugeot 9×8 Hybrid Hypercar. No fundo, mostrar a interpretação mais radical e desportiva da linguagem estilística da marca francesa.

O resultado final está nesta galeria de imagens:

Quando a produção influencia a competição

Jean-Marc Finot revelou à Razão Automóvel que Carlos Tavares, CEO da Stellantis, só deu «luz verde» ao Peugeot 9×8 depois de estar assegurado o retorno da marca em termos de reputação e percepção da marca.

Um objetivo que segundo Jean-Marc Finot só é possível porque “o nosso carro tem o mesmo ADN estilístico dos modelos de produção da Peugeot”. Um objetivo que não foi fácil de cumprir porque “obrigou os nossos engenheiros a trabalhar em conjunto com a equipa de design para criar um automóvel competitivo e simultaneamente belo”, uma ligação que como sabemos nem sempre é fácil de cumprir.