Notícias Toyota Compact Cruiser EV. O sucessor «espiritual» elétrico do BJ40?

Antevisão

Toyota Compact Cruiser EV. O sucessor «espiritual» elétrico do BJ40?

A Toyota mostrou mais imagens do Compact Cruiser EV, um pequeno SUV elétrico «feito à imagem» do icónico Land Cruise BJ40.

toyota compact cruiser ev

A ofensiva elétrica da Toyota já está em marcha e vai traduzir-se no lançamento de 30 novos modelos 100% elétricos até 2030, entre eles um pequeno SUV — denominado, por agora, de Compact Cruiser EV — que pode ser visto como uma espécie de sucessor espiritual do BJ40.

Antecipado no final do ano passado, ainda sob a forma de protótipo, o Compact Cruiser EV deu logo nas vistas, muito por culpa da sua imagem evocativa e das suas proporções.

Atributos que lhe garantiram, muito recentemente, o galardão 2022 Car Design Award for Concept Vehicles, cuja entrega decorreu no ADI Design Museum, durante a semana da Moda de Milão, em Itália.

A NÃO PERDER: Toyota Corolla Cross H2 Concept. Motor de combustão a hidrogénio mais próximo de acontecer
Toyota Land Cruiser

Um acontecimento que serviu também para a Toyota divulgar mais imagens deste modelo, ainda que sem acrescentar grandes detalhes acerca da versão de produção que irá chegar ao mercado nos próximos anos.

Contudo, já se sabem alguns «segredos» a esse respeito.

Toyota Compact Cruiser EV 1

O que se sabe?

Tudo indica que o Compact Cruiser EV vai assentar na nova plataforma e-TNGA da Toyota, que é específica para modelos 100% elétricos e que serve de base ao novo Toyota bZ4x.

A somar a isso, sabe-se que este SUV elétrico só deverá chegar ao mercado lá mais para meados da década, pelo que ainda é cedo para falar dos motores e baterias que pode vir a oferecer.

Toyota Compact Cruiser EV

Onde é que já vimos estas linhas?

Certo, para já, é que a imagem deste protótipo não deverá sofrer alterações significativas até à sua chegada ao mercado. Por isso mesmo, podemos esperar uma proposta compacta, de aspeto utilitário, mas também musculado e com uma «postura» muito aventureira.

Com uma frente vertical, marcada por uma assinatura luminosa em “C” e 100% em LED, este Toyota Compact Cruiser EV destaca-se por evocar as formas quadradas do BJ40, que aqui foram naturalmente modernizadas.

E importa recordar que esta não é a primeira vez que a Toyota tenta recuperar o icónico desenho do BJ40 para a nossa época. Isso já tinha acontecido também em 2006, quando foi lançado nos Estados Unidos da América (EUA) o FJ Cruiser, baseado no Land Cruiser da época.

O FJ Cruiser era «animado» por um imponente V6 com 4.0 l de capacidade, tendo sido descontinuado nos EUA em 2014. Era construído exclusivamente no Japão e exportado para mercados como a Austrália, África do Sul, Filipinas, Chile e Médio Oriente.

Toyota FJ Cruiser
Toyota FJ Cruiser.

Percebe-se facilmente que este Compact Cruiser EV também foi influenciado pelo mais recente FJ Cruiser.

Algo que podemos notar ao nível dos espelhos retrovisores laterais, do pilar traseiro muito largo, das proteções robustas nos para-choques e das cavas das rodas e do para-brisas muito vertical.

Toyota Compact Cruiser EV
A equipa da Toyota que desenhou o Compact Cruiser EV.

Quando chega?

Tal como referimos acima, tudo indica que este Toyota Compact Cruiser EV só deverá ser apresentado na sua versão de produção lá mais para meados da década, ainda que a marca nipónica ainda não tenha avançado uma data oficial para esta estreia.

Toyota Compact Cruiser EV off road
Sabe esta resposta?
Com que modelo o Toyota GR Corolla partilha o seu motor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

GR Corolla vs GR Yaris. De onde vieram os 43 cv a mais?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

GR Corolla vs GR Yaris. De onde vieram os 43 cv a mais?