Notícias BMW XM. Anti-Urus da BMW já rola no Nürburgring

Fotos-espia

BMW XM. Anti-Urus da BMW já rola no Nürburgring

O BMW XM continua o seu processo de desenvolvimento. Nas mais recentes fotos-espia foi «apanhado» em testes no Nürburgring.

BMW XM
© Razão Automóvel

Depois de termos ficado a conhecer alguns dos seus dados técnicos, o BMW XM surgiu agora num conjunto de fotos-espia.

O segundo modelo independente da BMW M foi «apanhado» em testes no famoso Nürburgring, onde os engenheiros da BMW M estarão a pôr à prova as aptidões dinâmicas do novo SUV.

Este trabalho assume particular importância pois o XM será o BMW mais pesado de sempre, acusando na balança cerca de 2700 kg de peso.

A NÃO PERDER: A espera acabou. BMW M3 Touring «aterra» com 510 cv e espaço para (quase) tudo
fotos-espia BMW XM
© Razão Automóvel

Recorde-se que a BMW M anunciou que o XM tem uma distribuição de peso 50/50 e vai contar ainda com bloqueio de diferencial eletrónico no eixo traseiro, amortecedores com controlo eletrónico e uma barra estabilizadora eletromecânica, tudo graças a um sistema elétrico paralelo de 48 V.

Além disto, o novo BMW XM vai contar com um sistema de travagem desenvolvido de raíz para si, sistema esse que estará a ser particularmente posto à prova nestes testes no Nürburgring.

Apesar de nestas fotos-espia o BMW XM já surgir com um pouco menos de camuflagem, a verdade é que o modelo alemão ainda tem as suas formas bem «escondidas». Ainda assim, confirma-se que está a caminho uma grelha XXL.

Números de respeito

Com apresentação marcada ainda para este ano, o BMW XM será o primeiro híbrido plug-in de elevada performance da BMW, apresentando-se como um rival natural de modelos como o Lamborghini Urus.

Para tal recorre a um sistema híbrido plug-in que combina um motor V8 a gasolina com um motor elétrico. O resultado final será, inicialmente, uma potência máxima combinada de 653 cv e 800 Nm.

Já mais tarde está prevista a chegada de uma versão ainda mais «picante» do XM, uma potência total combinada mais próxima daquela que o XM Concept prometia: 750 cv (e 1000 Nm).

BMW XM
© Razão Automóvel

A tarefa de enviar o binário deste «super-SUV» até ao solo está a cargo de um sistema de tração integral M xDrive especificamente desenvolvido para híbridos.

Por fim, apesar de ainda não sabermos qual será a capacidade da bateria a que o XM vai recorrer, a BMW aponta para uma autonomia em modo 100% elétrico de “aproximadamente 80 km” em ciclo WLTP.

Quando chega?

Com o arranque da produção marcado para dezembro, na fábrica da BMW em Spartanburg (Carolina do Sul), nos Estados Unidos, o BMW XM deverá ser revelado nos próximos meses.