Notícias Finalmente revelado! Conhece o Lamborghini Urus

Apresentação

Finalmente revelado! Conhece o Lamborghini Urus

O Lamborghini Urus foi apresentado hoje à imprensa mundial, após cinco anos de apresentações em forma de protótipo. Entre outros detalhes, destacamos os "maiores travões do mundo".

Lamborghini Urus

O Lamborghini Urus marca o início de uma nova era na marca italiana. Com este modelo a Lamborghini espera alcançar números de venda recordes e uma saúde financeira à prova de crises. De acordo com a própria marca, o objetivo é produzir 3 500 unidades/ano.

Como seria de esperar, em termos estéticos o Lamborghini Urus mantém-se fiel às linhas dos protótipos que ao longo dos últimos cinco anos(!) têm vindo a ser apresentados sucessivamente. E apesar de contar com uma identidade visual própria — nem que fosse por força do formato da carroçaria — é impossível não encontrar similitudes com os seus irmãos Huracán e Aventador.

Lamborghini Urus
Vão estar disponíveis diversos modos de condução, inclusivamente para condução em circuito.

Plataforma partilhada

Se em termos estéticos o Urus é parecido com os seus «irmãos de sangue», em termos tecnológicos as parecenças são com os «primos» Bentley Bentayga, Audi Q7 e Porsche Cayenne — ainda que a marca afaste essa comparação. É com estes três SUV do Grupo Volkswagen que o Lamborghini Urus partilha a sua plataforma MLB.

Com 2 154 kg de peso em ordem de marcha, o Lamborghini Urus conta uns massivos discos cerâmicos com 440 milímetros e pinças de travão com 10 êmbolos(!) no eixo dianteiro. Objetivo? Travar como um supercarro. Resultado prático? O Lamborghini tem os maiores discos de travão que alguma vez equiparam um carro de produção.

Lamborghini Urus.
Lamborghini Urus.

E porque travar é apenas uma parte da equação — quanto ao motor, já lá vamos… — a capacidade de curvar não foi esquecida. O Urus conta com um sistema de vetorização de binário às quatro rodas, eixo traseiro direcional, suspensões e barras estabilizadoras ativas. Nos modos de condução mais desportivos (Corsa), a gestão eletrónica dá primazia ao eixo traseiro. So far, so good…

Motor 4.0 V8 biturbo. Só?

Esqueçam os motores V10 e V12 dos restantes modelos da Lamborghini. No Lamborghini Urus a marca italiana optou por um motor 4.0 litros V8 sobrealimentado por dois turbos.

A opção por esta motorização é simples de explicar. A China é um dos mercados mais importantes do Urus, e todos os modelos com cilindradas superiores a 4.0 litros são altamente taxados neste mercado. É por isso que marcas como a Mercedes-AMG, BMW e Audi têm operado, a pouco e pouco, downsizing nos seus motores mais potentes.

Sim, é Nurburgring.

Apesar de tudo, a performance e as especificações técnicas estão longe de desiludir. Este motor desenvolve 650 cv de potência e 850 Nm de binário máximo (limitado eletrónicamente), valores que permitem ao Lamborghini Urus cumprir os 0-100 km/h em apenas 3,59 segundos. A velocidade máxima é de 300 km/h.

A NÃO PERDER: Pelo Alentejo ao volante do Porsche Panamera mais potente de sempre

Interior de luxo

The last but not the least, o interior! No interior nada foi deixado ao acaso. A pele marca presença em todas as superfícies bem como os apontamentos a recordar o mundo dos supercarros. Os conteúdos tecnológicos são de última geração e claro… temos banco atrás. Que dependendo da configuração, podem acomodar dois ou três adultos. A bagageira é de 616 litros de capacidade.

O ecrã tátil para comando da climatização recorda o Audi A8. Não é por acaso…

Ciente da exigência dos clientes deste tipo de SUV, a Lamborghini investiu milhões de euros na modernização dos processos de fabrico na sua linha de produção na fábrica de Sant’Agata Bolognese. As primeiras unidades chegam ao mercado já no início do próximo ano.

Quatro lugares ou cinco? A decisão é do cliente.