Notícias BMW XM. Já sabemos qual a potência do anti-Urus da BMW M

Antevisão

BMW XM. Já sabemos qual a potência do anti-Urus da BMW M

O BMW XM só será apresentado nos próximos meses, mas os seus segredos começam a ser conhecidos. E os primeiros números impressionam…

BMW XM

Com apresentação marcada ainda para este ano, o BMW XM vai revelando aos poucos os seus segredos e já está na estrada a testar o potente sistema híbrido e as soluções dinâmicas do chassis.

Ainda «vestido» com uma densa camuflagem, que se pode ver nas imagens partilhadas pela própria BMW, o XM, que será o primeiro híbrido plug-in de elevada performance da BMW, vai apresentar-se com números que lhe permitem enfrentar, por exemplo, o Lamborghini Urus.

Isto porque o “super SUV” da BMW, que será o segundo modelo independente de sempre assinado pela divisão M, vai ser animado por um sistema híbrido plug-in que combina um motor V8 a gasolina com um motor elétrico, para uma potência máxima combinada de 653 cv e 800 Nm.

A NÃO PERDER: BMW M5 Touring (E61). V10 tem ainda os «cavalos» todos ao fim de 15 anos?
BMW XM traseira

Estes números serão transferidos para o asfalto através de um sistema de tração integral M xDrive especificamente desenvolvido para híbridos, que a marca de Munique promete ser muito eficaz.

Não vai ficar por aqui. Mais tarde está prometida uma versão ainda mais «picante» do XM, com uma potência total combinada mais próxima daquela que o XM Concept prometia: 750 cv (e 1000 Nm).

BMW XM frente

Ainda por confirmar está o tamanho da bateria que este SUV vai equipar. Para já a BMW apenas confirmou que a autonomia em modo 100% elétrico será de “aproximadamente 80 km” em ciclo WLTP.

BMW XM perfil

Dinâmica digna de um M?

De recordar que o BMW XM, que tem uma distribuição de peso 50/50, contará ainda com bloqueio de diferencial eletrónico no eixo traseiro, com amortecedores com controlo eletrónico e com barra estabilizadora eletromecânica (solução inédita num BMW M), graças a um sistema elétrico paralelo de 48 V.

Isto promete reduzir o rolamento da carroçaria em curva e, juntamente com o eixo traseiro direcional, vai ajudar a disfarçar os cerca de 2700 kg que o XM vai pesar.

E porque é preciso parar um «monstro» com esta massa, a BMW já confirmou que desenvolveu um sistema de travagem de raiz para este modelo, que pode «calçar» jantes com até 23”.

Quando chega?

Com apresentação marcada para os próximos meses, o BMW XM vai começar a ser construído em dezembro, na unidade de produção da BMW em Spartanburg (Carolina do Sul), nos Estados Unidos.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do BMW 333i (E30)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 333i (E30). O «primo do M3» que pouca gente conhece