Notícias SEAT Ibiza. Primeira unidade saiu da linha de produção há 38 anos

Efeméride

SEAT Ibiza. Primeira unidade saiu da linha de produção há 38 anos

Foi no dia 27 de abril de 1984 que o primeiro SEAT Ibiza saiu da linha de produção na Zona Franca, em Barcelona.

SEAT Ibiza número 1

O SEAT Ibiza tornar-se-ia num dos modelos mais bem sucedidos de sempre da marca espanhola, sucesso que se prolonga já por cinco gerações.

A primeira geração foi revelada ao mundo no Salão de Paris de 1984, mas a sua produção começou algum tempo mais cedo, precisamente há 38 anos (à data da publicação original deste artigo).

A sua importância é significativa, pois o Ibiza foi o primeiro modelo revelado por uma SEAT independente, após terem falhado as negociações entre o governo espanhol e a Fiat para que esta integrasse a marca no grupo.

TÊM DE VER: O primeiro e o último SEAT Ibiza em apenas 1 minuto

O primeiro Ibiza destacou-se desde logo pelas suas linhas limpas, cortesia da italiana Italdesign de Giorgetto Giugiaro, pelas suas dimensões acima da média — tem sido, regra geral, dos maiores modelos do segmento — e pelas suas mecânicas “System Porsche”.

Estabeleceu a marca espanhola no segmento dos utilitários, ajudou a internacionalizá-la e ao longo das cinco gerações já acumulou mais de seis milhões de unidades vendidas.

Em 1993 conheceríamos a segunda geração do SEAT Ibiza, ainda desenhado por Giugiaro, destacando-se por ser o primeiro a ser desenvolvido já com a marca integrada no Grupo Volkswagen e também por ser o primeiro a sair da na nova fábrica de Martorell, onde hoje se situa o quartel-general da SEAT S.A.

Em Portugal o SEAT Ibiza sempre foi um modelo popular, atraindo pela sua postura mais desportiva.

Nos anos 90 a sua popularidade atingiria um pico com a segunda geração, graças ao incontornável SEAT Ibiza GT TDI, num tempo (não muito distante) onde os Diesel também eram vistos como um caminho para performances mais elevadas… com consumos baixos.

A segunda geração deixaria ainda a sua marca por ter estreado a designação CUPRA (de Cup Racing) para identificar as versões mais desportivas dos modelos da SEAT. Quem diria que CUPRA acabaria por ser «promovida» a marca?

SEAT Ibiza
A primeira vez que vimos a denominação CUPRA, foi no Ibiza de segunda geração.

As gerações seguintes do SEAT Ibiza souberam manter as características que fizeram dele um sucesso, desde as linhas de aspeto mais desportivo — que passaram a ser assinadas por Walter da Silva (3.ª geração), Luc Donckerwolke (4.ª) e Alejandro Mesonero-Romanos (5.ª) —, à dinâmica acutilante, às cotas internas generosas.

Qual a vossa geração favorita?