Notícias Urbansphere Concept. Primeiro monovolume da Audi será vendido apenas na China

Apresentação

Urbansphere Concept. Primeiro monovolume da Audi será vendido apenas na China

Terceiro membro da família de protótipos Sphere, o Urbansphere Concept antecipa o maior Audi de sempre e o seu primeiro monovolume.

Audi Urbansphere Concept

Depois dos Skysphere e Grandsphere Concept, a família de protótipos Sphere está completa com a chegada do Audi Urbansphere Concept, cuja revelação pudemos assistir em direto.

Pensado para as megacidades chinesas, este protótipo foi desenvolvido em conjunto com potenciais clientes do modelo e antecipa o primeiro MPV (monovolume) de sempre da marca alemã.

Ao mesmo tempo, será o maior modelo de sempre da Audi, ao ter 5,51 m de comprimento, 2,01 m de largura, 1,78 m de altura e 3,40 m de distância entre eixos, maior até que o maior dos A8.

A NÃO PERDER: O filtro para partículas dos pneus da Audi não é instalado no automóvel
Audi Urbansphere Concept (5)

O interior do futuro

Apesar das dimensões muito generosas, o Urbansphere Concept «foge» aos estereótipos habituais dos monovolumes.

Durante a sua apresentação, ouvimos os responsáveis da Audi afirmarem que este foi projetado «de dentro para fora». Contudo, ao contrário do habitual, o objetivo não passou por oferecer o maior número possível de lugares ou de espaços de arrumação.

Em vez disso, e com a preciosa «ajuda» dos seus potenciais clientes, a marca alemã concentrou-se em oferecer um espaço amplo a bordo, com apenas quatro lugares individuais, cada um com sistema de som próprio e várias «mordomias» como ecrãs individuais montados na parte de trás dos bancos dianteiros ou a possibilidade de reclinarem quando selecionados os modos “Relax” e “Entertain”.

LEIAM TAMBÉM: A6 Avant e-tron concept. Continuará a haver carrinhas no futuro elétrico da Audi

Ainda para os passageiros dos lugares posteriores, a Audi dotou o Urbansphere Concept com um ecrã transparente OLED que desce diretamente do tejadilho e que permite controlar o sistema de infoentretenimento. Também conta com uma consola central que funciona como… dispensador de água.

Por fim, e sempre a pensar no conforto e relaxamento dos passageiros, o Audi Urbansphere Concept conta com um sistema de deteção de stress capaz de analisar expressões faciais e o tom de voz para determinar como é que os passageiros se estão a sentir, oferecendo de seguida sugestões personalizadas para estes poderem relaxar.

Pensado para a cidade, mas capaz de ir longe

Capaz de condução autónoma de nível 4, o Audi Urbansphere Concept, sendo exclusivamente elétrico, nem por isso «desprezou» a sempre importante autonomia.

Desenvolvido com base na plataforma PPE (a mesma que será estreada pelo Porsche Macan elétrico), o Urbansphere Concept apresenta-se com uma bateria com cerca de 120 kWh de capacidade, declarando uma autonomia de cerca de 750 km (ciclo WLTP).

Esta bateria alimenta dois motores elétricos (um montado no eixo dianteiro e outro no traseiro) que debitam 295 kW (401 cv) e 690 Nm. Com tecnologia de 800 V, o protótipo alemão pode ser recarregado com potências de até 270 kW.

Graças a isso é possível repor 300 km de autonomia em apenas 10 minutos e recarregar a bateria de 5% a 80% em somente 25 minutos.

Por fim, e para «amenizar» as dimensões do Urbansphere Concept no meio urbano, a Audi equipou o seu protótipo com um sistema de quatro rodas direcionais, tudo para o tornar mais manobrável e ainda uma suspensão a ar para o tornar o mais confortável possível.

Audi Urbansphere Concept
A Singleframe passa a ser um painel luminoso que permite a este protótipo «comunicar».

Vai chegar, mas só para a China

Com a passagem à produção quase assegurada, o Audi Urbansphere Concept deverá ficar-se pelos mercados asiáticos, particularmente pelo chinês, algo que ficou bem patente quando durante a sua apresentação os responsáveis da marca afirmaram que, para já, não há planos para o seu lançamento na Europa.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Audi A4?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi A4 faz 25 anos. Todas as gerações do Audi mais vendido de sempre