Primeiro Contacto É a mais rápida do mundo. Conduzimos a nova Porsche Taycan Sport Turismo

Desde 90 247 euros

É a mais rápida do mundo. Conduzimos a nova Porsche Taycan Sport Turismo

A carrinha Sport Turismo é a novidade mais recente da «família» Porsche Taycan e nós já a conduzimos, nas estradas geladas da Áustria.

Porsche Taycan Sport Turismo
© Razão Automóvel

Apresentada há cerca de três meses, a carrinha Sport Turismo é a terceira carroçaria da gama do Porsche Taycan e está prestes a «aterrar» no mercado português.

Com uma silhueta idêntica à do Taycan Cross Turismo, mas sem os elementos aventureiros, esta carrinha Sport Turismo afirma-se como a proposta mais familiar da gama Taycan. Mas na versão mais potente produz uns impressionantes 560 kW (761 cv), números que lhe dão prestações ao nível de um super desportivo.

Para conhecer esta «super carrinha» elétrica em detalhe, o Guilherme Costa viajou até à Áustria e pôde conduzi-la na neve, por entre estradas fantásticas e paisagens de cortar a respiração. E até houve tempo para uns drifts… Ora vejam:

A NÃO PERDER: Taycan 4S Cross Turismo testado. Antes de ser elétrico, é um Porsche

Mais espaço atrás

Uma das maiores diferenças para o Taycan berlina está nos bancos traseiros, onde a altura para a cabeça cresceu 45 mm, muito por culpa da linha de tejadilho menos descendente.

Naturalmente, isso tem implicações ao nível do conforto de quem viaja atrás, ainda que o lugar mais desejado, de acordo com o Guilherme, continue a ser o do condutor. Afinal, estamos perante um Porsche!

Porsche Taycan GTS
Atrás, temos bastante mais espaço ao nível da cabeça do que no Taycan “normal”.

Quanto ao volume da bagageira, e como seria de esperar, também cresceu: são 446 litros com o pacote Sound Plus e 405 litros com o sistema de som BOSE® Surround (incluído de série a partir do Taycan Turbo Sport Turismo).

A somar a isto, debaixo do capô temos outro espaço para bagagens, com uma capacidade de 84 litros.

Porsche Taycan Sport Turismo 1
Linha do tejadilho menos descendente explica o aumento de volume na bagageira e o aumento de espaço nos bancos traseiros.

Disponível em cinco versões

Com chegada prevista para a primavera, o Porsche Taycan Sport Turismo vai apresentar-se em solo nacional com cinco versões disponíveis.

LEIAM TAMBÉM: Testámos o Porsche Taycan Turbo S (761 cv). Impossível descrever este carro (c/ Nuno Agonia)

A gama vai iniciar-se com o Taycan Sport Turismo, com uma potência de 300 kW (408 cv) e tração traseira. Depois segue-se a versão 4S Sport Turismo — 390 kW (530 cv) e tração integral —, a GTS Sport Turismo — 440 kW (598 cv) e tração integral — e a Turbo Sport Turismo, com 500 kW (680 cv) e tração integral.

Descubra o seu próximo carro:

No topo da gama deste modelo está a variante Turbo S Sport Turismo, que se apresenta com 560 kW (761 cv), 1050 Nm de binário máximo e tração integral.

Nesta configuração, a carrinha Taycan Sport Turismo precisa de apenas 2,8s para despachar o sprint dos 0 aos 100 km/h, um registo apenas 0,1s mais lento do que o 911 Turbo S!

Porsche Taycan Sport Turismo 4

E os preços?

A gama do novo Porsche Taycan Sport Turismo vai começar nos 90 247 euros e sobe até aos 194 383 euros da versão Turbo S Sport Turismo.

É a mais rápida do mundo. Conduzimos a nova Porsche Taycan Sport Turismo

Primeiras impressões

7/10
A nova Taycan Sport Turismo podia receber uma pontuação superior. Mas o espaço de bagageira e a autonomia — mesmo com o pack de baterias performance plus — limitam um pouco o raio de ação de um modelo cujo valor pode ascender aos 190 000 euros. Perante isto, são as versões intermédias que ganham destaque, onde o preço é muito mais competitivo e a experiência continua a ser quase única no segmento. A Taycan Sport Turismo é um Porsche de pleno direito, com tudo o que isso significa. Um comportamento exemplar, uma performance excelente e uma qualidade de construção soberba. É uma das melhores carrinhas desportivas do momento.

Data de comercialização: Maio 2022

Prós

  • Qualidade de construção;
  • Design;
  • Performance;
  • Comportamento dinâmico/conforto.

Contras

  • Autonomia;
  • Preço da versão Turbo S;
  • Espaço de bagageira;
Sabe esta resposta?
Em que ano apareceu o primeiro Porsche 911 GT3?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Porsche 911 GT3, o alvo a abater
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Porsche 911 GT3, o alvo a abater