Notícias Novo Honda Civic em 2022 só como híbrido, mas Type R «escapa» à eletrificação

NOVIDADES 2022

Novo Honda Civic em 2022 só como híbrido, mas Type R «escapa» à eletrificação

Vamos ver chegar uma nova geração do Honda Civic em 2022 e será apenas híbrida… A única exceção à eletrificação do modelo? O Civic Type R!

Honda Civic Type R

Ainda teremos de aguardar pelo outono de 2022 para a chegada da 11.ª geração do Honda Civic à Europa — apesar de já ter sido lançado na América do Norte este ano —, e promete ser a estrela da companhia no próximo ano.

E apesar de a marca japonesa ter dito que o novo Civic será vendido apenas como híbrido nesta nova geração — indo de encontro ao anúncio efetuado de que só teria modelos ou híbridos ou elétricos em 2022 —, há uma pequena grande exceção à regra: o Civic Type R.

O novo Civic Type R vai assumir, mais do que nunca, o papel de «ovelha negra» da família, o último bastião dos hidrocarbonetos e do politicamente incorreto na marca japonesa, conforme continuamos a marchar em direção a uma eletrificação inevitável.

A NÃO PERDER: As 100 NOVIDADES para 2022 que têm de conhecer
Honda Civic Type R
Apesar da carroçaria totalmente nova, não podia ser outra coisa que não um Civic Type R.

Tendo a geração atual como ponto de partida — ambas assentam sobre a mesma base —, o novo Civic Type R herdará, ao que tudo indica, a mesma cadeia cinemática (2.0 Turbo, 320 cv e caixa manual de seis velocidades), ainda que sejam esperados melhoramentos em todas as áreas. Deverá continuar a ser o alvo a abater entre os hot hatch.

Será um contraste grande para o Civic «normal», que vai estar apenas disponível com motorizações híbridas. Ainda não se sabe ao certo que motorizações terá, sendo o grupo motriz híbrido do recém-apresentado HR-V a mais forte possibilidade de o vir a equipar.

Honda Civic Hatchback Honda Civic Hatchback

Ou seja, será uma espécie de «elétrico a gasolina». Isto significa que o motor elétrico (96 kW/131 cv e 253 Nm) é aquele que impulsiona o veículo através de uma relação fixa (não há caixa de velocidades), com o motor de combustão i-VTEC de 1.5 litros (ciclo Atkinson) a servir de gerador na maioria dos contextos de condução (só a velocidades elevadas é que este se liga ao eixo motriz).

Por falar no HR-V…

Já o vimos e até o testámos (vejam o vídeo abaixo com o Miguel), mas o novo Honda HR-V só chegará ao mercado no início de 2022.

Como todos os novos Honda que têm estado a ser lançados na Europa — CR-V, Jazz e Crosstar —, só vai estar disponível como híbrido, com uma única motorização, aquela que já referimos acima.

Sabe esta resposta?
O primeiro Honda Civic Type R de todos vinha equipado com que motor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Honda Civic Type R (EK9): o samurai que nunca chegou à Europa