Notícias Será assim o carro da Apple? As patentes «dizem» que sim

Design

Será assim o carro da Apple? As patentes «dizem» que sim

Com base nas patentes já registadas, uma empresa britânica juntou as peças todas do puzzle e imaginou como seria o carro da Apple. O que acham do resultado?

Apple car

A especulação em torno do carro da Apple já dura há vários anos e continua a ganhar novos capítulos, com a gigante tecnológica a segurar os serviços de vários especialistas da área automóvel e a registar várias patentes importantes.

E foi precisamente com base nessas patentes que a Vanarama, empresa britânica especialista em leasing, criou um esboço digital daquele que poderá ser o tão especulado e por muitos desejado Apple Car.

Por fora, os designers da Vanarama optaram pelo «formato da moda»”: SUV com ares de coupé, com uma linha de ombros muito alta e com uma ampla superfície vidrada a antecipar um habitáculo muito bem iluminado. Mas já lá vamos.

A NÃO PERDER: Evolução do Apple CarPlay vai permitir controlar bancos elétricos e climatização

Primeiro importa falar do exterior, que começa logo por se destacar na dianteira, marcada por uma assinatura luminosa horizontal e por uma grelha com um padrão inspirado no Mac Pro.

O logótipo da empresa californiana surge em grande destaque na dianteira, ao centro, e também na traseira, interrompendo a faixa luminosa que se prolonga por toda a secção traseira.

Apple Car Vanarama 1
© Vanarama

Mas é a cúpula em vidro, sem os tradicionais pilares A e B, que mais salta à vista e resulta, de acordo com a Vanarama, de uma patente (número US10309132B1) para uma estrutura de um veículo sem pilares.

Mesmo o pilar C parece mais um arco de segurança como se via em descapotáveis dos anos 80, que também serve de base a mais alguns elementos estruturais no teto.

Interior versátil e com Siri

Dentro do habitáculo, quatro bancos que podem ser ordenados de acordo com cada situação: podem estar os quatro virados no mesmo sentido ou frente a frente.

Apple Car Vanarama 1
© Vanarama

De acordo com as patentes já registadas pela Apple, teremos à nossa disposição a Siri, a já conhecida assistente de voz da marca de Cupertino, e vários elementos que nos remetem para o iPhone.

LEIAM TAMBÉM: Ferrari junta-se à empresa do ex-designer da Apple, Jony Ive. O que vem aí?

Ao centro do volante haverá, segundo a Vanarama, um painel tátil de acesso direto à Siri que fará equipa com um ecrã tátil que se prolonga por toda a largura do tabliê, com grafismos em tudo semelhantes aos que encontramos nos sistemas operativos da Apple.

Apple Car Vanarama 1
© Vanarama

De acordo com a patente EP2581248B1, este painel será totalmente personalizável e não terá moldura, algo que é suportado pela descrição da patente com o número US20200214148A1.

Recorde-se que este é apenas uma interpretação daquilo que a Vanarama acredita que o carro da Apple pode vir a ser, tendo como base as patentes registadas pela marca norte-americana. Importa recordar que este é um exercício meramente especulativo.

Apple Car Vanarama 1
© Vanarama

Projeto já sofreu várias restruturações

Dos mais de 1000 colaboradores que já estiveram atribuídos ao projeto do Apple Car, várias centenas já deixaram a empresa — muitos deles a seu próprio pedido — para se juntar a outras fabricantes de carros elétricos.

Mas quando se pensava que o projeto tinha perdido força, voltaram a surgir rumores da contratação de dezenas de funcionários em 2019, nomeadamente na área do desenvolvimento e do design de produto, depois de adquirir a startup norte-americana Drive.ai, especializada em condução autónoma.

Recorde-se que o projeto do “Carro da Apple” também chegou a ser associado à Hyundai, depois de terem surgido rumores de que a fabricante sul coreana estava em negociações para ajudar a desenvolver o Apple Car.

Na altura a Hyundai assumiu que estava em conversações com “várias empresas” acerca de possíveis cooperações para desenvolver carros autónomos, nunca confirmando os rumores das negociações com a Apple. Mas pouco depois acabou mesmo por pôr um “ponto final” no assunto.

Sabe esta resposta?
Qual a autonomia anunciada do Porsche Taycan 4S Cross Turismo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Taycan 4S Cross Turismo testado. Antes de ser elétrico, é um Porsche