Notícias Evolução do Apple CarPlay vai permitir controlar bancos elétricos e climatização

Tecnologia

Evolução do Apple CarPlay vai permitir controlar bancos elétricos e climatização

Projeto é conhecido internamente por "IronHert" e é a próxima grande evolução do Apple CarPlay.

Apple CarPlay 2

A Apple já está a trabalhar na evolução do CarPlay, a interface da gigante de tecnologia que milhões de condutores usam nos seus automóveis para controlar a música, obter direções,  realizar chamadas telefónicas, ouvir podcasts, entre outras coisas.

De acordo com a Bloomberg, a Apple quer alargar a gama de utilização do CarPlay — que está atualmente disponível em mais de 600 modelos automóveis — e já está a trabalhar no “próximo passo”.

Conhecido internamente como projeto “IronHert”, este sistema pode ser visto como a evolução natural do CarPlay e vai permitir aceder ao sistema de climatização, controlar o rádio e todos os ajustes relacionados com o som, mostrar a temperatura e os níveis de humidade do interior e do exterior, aceder às informações do painel de instrumentos (velocímetro, contarotações, níveis de combustível, consumos…) e até ajustar os bancos elétricos. Tudo “dentro” do CarPlay e sempre com o iPhone como “peça central”.

A NÃO PERDER: Ferrari junta-se à empresa do ex-designer da Apple, Jony Ive. O que vem aí?
Apple CarPlay 1

Segundo a Bloomberg, esta decisão está relacionada com o facto de muitos utilizadores se terem queixado de ser preciso sair do CarPlay para aceder a controlos fundamentais relacionados com tudo o que envolve o automóvel, a começar logo na climatização. E esse é um “problema” que o projeto “IronHert” quer “atacar”.

Contudo, e tendo em conta o nível de integração necessário para que todas estas funcionalidades estejam disponíveis, é de esperar que a quantidade de funções possa variar de modelo para modelo, pelo que a cooperação com os fabricantes automóveis será essencial.

A confirmar-se esta tecnologia (que ainda não foi abordada de forma oficial pela Apple), será o maior avanço da Apple nos automóveis desde 2014, altura em que o CarPlay foi lançado.

Sabe esta resposta?
Qual a velocidade máxima do Citroën AMI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este Citroën não é um automóvel. Testámos o novo Citroën AMI