Notícias Glorioso. Novo Corvette Z06 tem 5.5 V8 naturalmente aspirado que entrega 680 cv às 8400 rpm

Apresentação

Glorioso. Novo Corvette Z06 tem 5.5 V8 naturalmente aspirado que entrega 680 cv às 8400 rpm

O novo Chevrolet Corvette Z06 resiste à sobrealimentação e surge com um V8 naturalmente aspirado de cambota plana, capaz de fazer rotação como poucos.

Chevrolet Corvette Z06

LT6 é a inocente designação do estridente 5.5 V8 naturalmente aspirado do novo Chevrolet Corvette Z06, que entrega a potência máxima às 8400 rpm e “corta” às 8600 rpm, passando a ser o mais rotativo V8 hoje em dia à venda.

Enquanto os superdesportivos europeus sucumbiram, quase todos, à sobrealimentação (e mais recentemente à eletrificação), a Chevrolet foi buscar ao C8.R, o Corvette de competição, o coração naturalmente aspirado para o novo Z06, que se posiciona acima do Corvette Stingray (C8) que já conhecíamos.

O Corvette Stingray já não era o mais modesto. O primeiro Corvette com motor central traseiro vem equipado com um V8 (LT2) atmosférico de 6,2 l e debita 502 cv a umas mais civilizadas 6450 rpm, mas para fazer jus à designação Z06, era preciso algo mais estridente que trovejante. Entra em cena o novo LT6 que, apesar dos seus inferiores 5,5 l de capacidade, grita muito mais alto.

VEJAM TAMBÉM: Para ouvir bem alto! Corvette Z06 com V8 atmosférico soa como um… Ferrari
Chevrolet Corvette Z06
Das pistas para a estrada é a premissa por detrás do Z06.

Recorre a uma cambota plana (como nos motores da Ferrari), tem um curso mais curto (para conseguir fazer muito mais rotação) e a árvore de cames encontra-se na cabeça do motor (a norma hoje em dia) e não no bloco, como no LT2 (solução antiga, designada pushrod, mas que apresenta ainda algumas vantagens).

O bloco do motor é em alumínio, os pistões em alumínio forjado e as bielas em titânio forjado. E atrás podemos ver quatro saídas de escape novas ao meio.

LT6

Tudo isto (e mais) resultam em 680 cv às 8400 rpm e 623 Nm às 6300 rpm.

VEJAM TAMBÉM: Chevrolet Small Block V8. A democratizar o puro músculo desde 1955

Passar estes números ao eixo traseiro passam pela mesma caixa de velocidades de dupla embraiagem do Stingray com oito velocidades, com o Corvette Z06 a trazer de série um diferencial traseiro autoblocante e uma relação de transmissão final mais curta (herdada do pacote opcional Z51 do Stingray).

Mais que motor

O motor é a estrela do novo Corvette Z06, mas nada foi deixado ao acaso nesta variante mais focada do superdesportivo. É agora mais largo em 30 mm à frente e 40 mm atrás, de modo a acomodar rodas de maior dimensão.

Chevrolet Corvette Z06

À frente temos jantes de 20″ de diâmetro e 10″ de largura, enquanto atrás são, respetivamente, 21″ e 13″. São envolvidas por pneus Michelin Pilot Sport 4S ZP com 275/30 ZR20 à frente e imensos 345/25 ZR21 atrás.

As rodas de maior dimensão integram também um sistema de travagem majorado da Brembo, com discos de 370 mm de diâmetro à frente e 380 mm atrás, com pinças de, respetivamente, seis pistões e quatro pistões.

O maior «poder de fogo» e a largura acrescida são complementados com entradas de ar de maior dimensão, destacando-se a central dianteira que esconde um permutador de calor.

VEJAM TAMBÉM: Arranque a Frio. Mais de 10 mil cm3 e 1000 cv para o novo V8 da Chevrolet

Também a aerodinâmica foi revista, com a asa traseira a ser a adição mais visível, complementada por um novo splitter dianteiro. O objetivo? «Colar» o novo Corvette Z06 ao asfalto, com a Chevrolet a anunciar mais 165 kg de downforce (sustentação negativa) a 300 km/h que o Corvette Stingray.

Corvette Z06 coupé e cabrio

Pacote Z07. Elevar a fasquia

Se o novo Corvette Z06 já significa um salto expressivo em relação ao Corvette Stingray seja em performance, comportamento e aerodinâmica, esse patamar pode ser elevado caso se opte pelo pacote Z07.

Jantes em fibra de carbono
Jantes em fibra de carbono fazem parte parte do pacote Z07.

Com ele ganhamos travões em carbono-cerâmica (398 mm à frente e 391 mm atrás) e mais pegajosos Michelin Sport Cup 2 R ZP, jantes em fibra de carbono (reduzem em 18,6 kg as massas não suspensas), um pacote aerodinâmico mais agressivo com itens em fibra de carbono, e uma calibração específica para a suspensão Magnetic Ride Control 4.0.

VEJAM TAMBÉM: Honda NSX Type S. Mais de 600 cv na despedida do desportivo híbrido

Acerca da calibração da suspensão, a Chevrolet diz que a estrutura do Corvette é tão rígida que, apesar do foco acrescido na performance do Z06, permitiu manter a mesma calibração fosse na carroçaria coupé ou na descapotável (com capota metálica).

Quando chega?

Ainda não foram anunciados preços, com a produção do novo Corvette Z06 a arrancar no segundo trimestre de 2022.

A Chevrolet diz ter planos para exportar o seu novo supercarro a outros mercados para além do norte-americano, equipando-o com filtros de partículas para ficar em conformidade com as normas de emissões locais.