Notícias Aventador LP 780-4 Ultimae. O adeus da Lamborghini ao V12 puramente atmosférico

Apresentação

Aventador LP 780-4 Ultimae. O adeus da Lamborghini ao V12 puramente atmosférico

O novo Lamborghini Aventador LP 780-4 Ultimae marca a despedida do superdesportivo da marca do touro e presta homenagem ao motor V12 atmosférico.

Lamborghini Aventador LP780-4 Ultimae

A Lamborghini acaba de apresentar ao mundo o novo Aventador LP 780-4 Ultimae, uma edição limitada a 600 exemplares que serve de despedida ao Aventador, dez anos depois de ter sido lançado, e também ao V12 nesta sua forma pura e atmosférica.

A empresa de Sant’Agata Bolognese olha para esta edição como uma derradeira homenagem ao motor V12 atmosférico, que no sucessor do Aventador já virá acompanhado por um sistema elétrico auxiliar.

Para o “grand finale” do Aventador, a fabricante italiana quis criar o derradeiro Aventador. Para isso, combinou a imagem do Aventador S com as performances do Aventador SVJ e o resultado é este LP 780-4 Ultimae que aqui vos trazemos.

A NÃO PERDER: Há um pouco de Countach no novo Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2
Lamborghini Aventador LP780-4 Ultimae 15

Esta é, como não poderia deixar de ser, a nossa abordagem romantizada da “questão”, já que este LP 780-4 Ultimae é, na verdade, uma versão nova do superdesportivo que estará disponível nas variantes Coupé e Roadster.

As diferenças começam logo na dianteira, com uma frente completamente nova, ainda que com vários pontos que nos remetem de imediato para o Aventador S. Também o difusor de ar ativo frontal é novo, assim como as divisórias verticais com acabamento vermelho nas entradas de ar laterais.

Lamborghini Aventador LP780-4 Ultimae 14

Atrás, encontramos um acabamento semelhante nas saliências do enorme difusor de ar em fibra de carbono, ainda que o principal destaque seja, porventura, a ausência de uma imponente asa traseira fixa, como encontramos, por exemplo, no Aventador SVJ. Contudo, existe um spoiler ativo que pode assumir três posições distintas: fechado, máxima performance (maximum performance) e máxima aderência (maximum handling).

LEIAM TAMBÉM: Oficial. A Lamborghini confirma primeiro modelo 100% elétrico

Contas feitas, e mesmo com um pacote aerodinâmico menos agressivo do que no SVJ, este Aventador Ultimae consegue uma eficiência aerodinâmica e um arrefecimento equivalentes.

O último V12 sem “ajuda” elétrica

Mas é na mecânica que este Aventador mais se destaca, uma vez que recorre ao V12 atmosférico de 6,5 litros (estreado por si, há 10 anos) que produz aqui 780 cv de potência (às 6500 rpm) e 720 Nm de binário máximo — a variante de estrada mais potente até agora, mas existe uma mais potente exclusiva para circuito, a que equipa o Essenza SCV12 —, números que são enviados às quatro rodas através de uma caixa semi-automática (ISR) de sete relações.

Lamborghini Aventador LP780-4 Ultimae 4
Bancos contam com a inscrição Ultimae nos apoios laterais.

Apesar de ser 25 kg mais pesado que o Aventador SVJ, este Ultimae reclama registos verdadeiramente impressionantes: na versão Coupé acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,8s e na versão Roadster em 2,9s. Já a velocidade máxima é igual nas duas versões e está fixada nos 355 km/h.

A NÃO PERDER: V12 continua no sucessor do Lamborghini Aventador, mas não evita eletrões
Lamborghini Aventador LP780-4 Ultimae 8

O Aventador Ulltimae conta com três modos de condução disponíveis — Strada, Sport e Corsa, aos quais se soma um modo novo, denominado Ego, e que permite modificar as configurações da suspensão ativa (LMS), a direção (às quatro rodas), a tração total, os parâmetros da caixa de velocidades e os mapas de injeção do motor.

Quando chega?

A Lamborghini já fez saber que vai construir apenas 600 exemplares do Aventador LP 780-4 Ultimae, divididas por Coupé (350 unidades) e Roadster (250 unidades).

Ainda não sabemos quando vai chegar a Portugal nem quanto irá custar. Contudo, podemos adiantar que a primeira aparição pública está marcada para a edição deste ano do Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, que “arranca” já amanhã.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo da Lamborghini?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini