Notícias Assalto à coroa: Fiesta ST, Polo GTI e i20 N. Qual é o rei dos pocket rocket?

Drag Race

Assalto à coroa: Fiesta ST, Polo GTI e i20 N. Qual é o rei dos pocket rocket?

Podem ser pequenos desportivos, mas têm uma "alma" gigante. Qual será o mais rápido… em linha reta: Fiesta ST, Polo GTI ou i20 N?

Drag Race — Fiesta ST, i20 N e Polo GTI

Carroçarias leves e de pequenas dimensões, um visual agressivo e um motor a gasolina potente. São estes os ingredientes necessários para um bom pocket rocket e estes três modelos — Ford Fiesta ST, Hyundai i20 N e Volkswagen Polo GTI — preenchem todas estas “caixas”.

Talvez por isso, era uma questão de tempo até alguém os juntar e “medir” aquilo que cada um é capaz de oferecer. E isso já aconteceu, “culpa” do canal de YouTube Carwow, que nos brindou com mais uma drag race.

No papel, é impossível apontar um favorito. Todos os modelos contam com tração dianteira e apresentam potências muito próximas, pelo que a massa pode assumir um papel importante.

A NÃO PERDER: Ford Puma ST (200 cv). Escolhiam este ou o Fiesta ST?
Hyundai_i20_N_
Hyundai i20 N © Razão Automóvel

O Hyundai i20 N — que o Guilherme já meteu a “andar de lado” no Kartódromo de Palmela — é animado por um 1.6 T-GDi com 204 cv e 275 Nm que lhe permite alcançar os 230 km/h e cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,7s. Pesa 1265 kg (EU).

Já o Ford Fiesta ST conta com um motor tricilíndrico de 1.5 litros que produz 200 cv e 290 Nm (o renovado Fiesta ST, revelado recentemente, viu o binário máximo subir para os 320 Nm), números que lhe permitem atingir os 230 km/h de velocidade máxima e passar dos 0 aos 100 km/h em 6,5s. Na carroçaria de três portas (a que vemos no vídeo), o único ainda a permitir tal opção, pesa 1255 kg (EU).

Ford Fiesta ST
Ford Fiesta ST

Por fim, o Volkswagen Polo GTI, que se apresenta com um bloco turbo de quatro cilindros com 2.0 litros que produz 200 cv e 320 Nm de binário (o novo Polo GTI, que chega no final do ano, terá 207 cv).

Volkswagen Polo GTI
Volkswagen Polo GTI

Atinge os 100 km/h em 6,7s, exatamente o mesmo registo que o i20 N, mas é, de todos, o que tem uma velocidade de ponta superior: 238 km/h. Ainda assim, também é por larga margem o modelo mais pesado do teste. Pesa 1355 kg (EU).

Não queremos estragar-vos a surpresa e revelar já quem saiu por cima neste teste. As condições do asfalto não tornaram a tarefa simples para nenhum destes três modelos, mas o resultado não dececiona. Vejam o vídeo:

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Polo G40?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A história do Volkswagen Polo G40. A mais de 200 km/h durante 24 horas