Notícias É assim que se aterra um helicóptero no tejadilho de um Skoda Kodiaq

Arranque a Frio

É assim que se aterra um helicóptero no tejadilho de um Skoda Kodiaq

Aterrar um helicóptero com mais de 600 kg no tejadilho do renovado Skoda Kodiaq? A marca checa aceitou a missão e mostrou-nos o resultado em vídeo.

Ainda se lembram do episódio do Top Gear (o original, com os três “estarolas” Clarkson, Hammond e May) em que um helicóptero aterrou numa plataforma colocada no tejadilho de um Skoda Yeti? Pois bem, a marca checa resolveu repetir a façanha, desta vez de forma oficial e com o renovado Kodiaq.

Tal como aconteceu com o Yeti, também agora a estrutura geral do Kodiaq não foi fortalecida para suportar o peso do helicóptero.

Contudo, a empresa do Grupo Volkswagen confirma que a suspensão traseira foi reforçada para “garantir que os eixos estavam equilibrados”.

A NÃO PERDER: Skoda Ferat. O redesign ao “carro-vampiro” que foi estrela de cinema

O helicóptero, um Robinson R22, que custa cerca de 275 000 euros e tem um peso bruto a rondar os 622 kg, aterrou numa plataforma específica, feita em madeira, e que estava anexada à estrutura do tejadilho, substituindo as habituais barras que encontramos nas versões de produção.

A acrobacia é notável e teve lugar num encontro de proprietários e pilotos de helicópteros em Mladá Boleslav, a “casa” da Skoda, mas verdade seja dita, a do Top Gear foi mais impressionante.

É que se deste vez o Kodiaq estava parado, no episódio 1 da 16.ª temporada de Top Gear o helicóptero pousou na estrutura montada no Skoda Yeti enquanto Jeremy Clarkson o conduzia…


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual a potência máxima combinada do Skoda Superb Break iV PHEV 1.4?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Skoda Superb Break iV. O antídoto para os SUV familiares híbridos plug-in?