Notícias Rolls-Royce Ghost pela Spofec. Tuning “like a sir”

Tuning

Rolls-Royce Ghost pela Spofec. Tuning “like a sir”

A Spofec, especializada em modelos da Rolls-Royce, mostra-nos o seu trabalho sobre o Ghost, o mais recente modelo da marca britânica.

Spofec Rolls-Royce Ghost

Já vimos preparações sobre modelos da Rolls-Royce que tendem a cair no… espalhafatoso (sendo simpático), mas esta exercida pela Spofec ao Ghost parece ser mais um exercício de contenção.

Se nunca ouviram falar na Spofec, é uma preparadora germânica, criada pela bem mais conhecida Novitec para se dedicar, exclusivamente, aos modelos da Rolls-Royce. Até o nome é uma referência à marca de luxo: “Sp” “of” “ec” vem de “Spirit of Ecstasy”, o nome dado à figura que ornamenta os capôs dos Rolls-Royce.

Ao contrário de outras preparações, a intervenção da Spofec sobre o Ghost acentua a sua desportividade da forma mais discreta possível.

VEJAM TAMBÉM: Novo Rolls-Royce Ghost testado. Pode o luxo ser discreto?
Spofec Rolls-Royce Ghost

Temos novos para-choques à frente e atrás e saias laterais, e nem sequer falta um spoiler traseiro. Mas a sua integração é de tal forma conseguida que quase poderíamos afirmar que eram de série. O elemento que mais se destaca acaba por ser o guarda-lamas dianteiro que ganha uma reentrância por detrás da roda.

A rematar o conjunto temos novas jantes forjadas de 22″ (mais uma polegada que as de série), de seu nome SP2 e desenvolvidas em conjunto com a Vosser.

Também a postura (stance) do Rolls-Royce Ghost é mais conseguida, não só devido às rodas de maior dimensão (265/35 ZR 22 à frente e 295/30 ZR 22 atrás), como também aos espaçadores com que está equipado, colocando as rodas mais à face da carroçaria.

Spofec Rolls-Royce Ghost

A Spofec disponibiliza ainda um módulo específico para a suspensão pneumática do Ghost (Spofec Can-Tronic) que é capaz de reduzir a distância ao solo do Ghost até 40 mm a velocidades de até 140 km/h.

Também o interior pode ser personalizado a gosto do cliente, caso o mesmo tenha comprado um Ghost em segunda mão e não tenha acesso às inúmeras possibilidades de personalização da Rolls-Royce.

Mais “pulmão”

O Ghost da Spofec não se fica pelas aparências. O V12 biturbo de 6.75 l é agraciado com um expressivo aumento de potência e binário, tendo agora, respetivamente 685 cv e 985 Nm, bem mais que os “adequados” (como diria a Rolls-Royce) 571 cv e 850 Nm do modelo de série. O som do V12 também pode ser enriquecido com a adição de um novo escape em aço inoxidável, com válvulas ativas.

Os 100 km/h são agora atingidos em 4,5s, menos 0,3s que o modelo de série, enquanto a velocidade máxima mantém-se limitada a 250 km/h. Não parece uma melhoria maciça, mas o que esperavam? Não deixa de ser um aristocrático Rolls-Royce, a expressão máxima do luxo sobre rodas.

Quanto custa esta pequena extravagância sobre a extravagância que é um Rolls-Royce Ghost? A Spofec não avança com valores, mas o Ghost tem preços a começar nos 344 mil euros.