Notícias Oficial. O Lamborghini Countach está de regresso

Antevisão

Oficial. O Lamborghini Countach está de regresso

Um dos maiores ícones da marca italiana, o Lamborghini Countach tem o seu regresso confirmado. Para já ainda só tivemos foi "direito" a um teaser.

Lamborghini Countach teaser

Presença obrigatória na parede dos quartos de todos os adolescentes apaixonados por automóveis nos anos 1980, o Lamborghini Countach é, ainda hoje, um dos modelos mais icónicos da marca italiana.

Chocou o mundo com o seu design na década de 70, um contraste com o mais sensual e elegante antecessor, o Miura (considerado por muitos como o primeiro supercarro), e tornou-se no arquétipo do superdesportivo contemporâneo (motor V12 em posição longitudinal central traseira), configuração que ainda prevalece no Aventador (“só” o V12 mais vendido de sempre da marca).

Numa altura em que caminha a passos largos para um futuro eletrificado, a Lamborghini decidiu ressuscitar o seu ícone, uma homenagem ao 50.º aniversário do modelo — o primeiro protótipo foi conhecido em 1971, mas a comercialização só arrancou em 1974 —, que podemos confirmar na publicação vista na sua conta de Instagram.

A NÃO PERDER: Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini

Acesso privilegiado

A marca tinha prometido o lançamento de dois novos modelos V12 este ano. O primeiro foi o Ultimae, que representa a despedida do Aventador e o segundo será esta homenagem ao Countach, agora confirmada.

Porém, apesar de estarmos perto da sua revelação, os detalhes acerca do novo Lamborghini Countach são escassos. No entanto, o que não foi revelado aos “comuns mortais”, foi revelado a outros com acesso privilegiado que divulgaram mais alguma informação.

A marca italiana aproveitou a sua exclusiva aplicação “Unica” (uma espécie de rede social para os proprietários de modelos da marca) para mostrar mais um detalhe do novo modelo: a sua designação. A imagem entretanto divulgada na página de Instagram lamborghini.specs, mostra que o novo modelo se chamará Countach LPI 800-4.

O que já se sabe?

A designação dá-nos os primeiros dados sobre o que esperar. LP significa “Longitudinal Posterior” referindo-se ao posicionamento do motor (como no Countach original e também no Aventador), enquanto o 800-4 é uma referência à potência, 800 cv, e ao número de rodas motrizes, quatro.

LEIAM TAMBÉM: A caminho de Le Mans? Lamborghini pode entrar na categoria LMDh em 2024

No entanto, o “I” em LPI significa “ibrido” (híbrido em italiano), o que vai de encontro ao avançado pela publicação The Supercar Blog, em que a cadeia cinemática do Countach deverá basear-se na do híbrido Sián FKP 37. Isto significa que deverá contar com um motor elétrico e um supercondensador.

 

 

Lamborghini Countach original
Originalmente o Countach contava com muito menos apêndices aerodinâmicos, e será nesta versão que o novo se vai inspirar.

Com dois eventos automóveis “à porta” — o Monterey Car Week e o Salão de Munique — o novo Lamborghini Countach deverá ser revelado no evento realizado na Califórnia, dada a sua maior exclusividade.

Sendo uma homenagem ao Lamborghini Countach — tudo indica que o seu design aproximar-se-á mais dos primeiros Countach do que dos exuberantes exemplares dos anos 80 —, será, muito provavelmente uma edição limitada e, por conseguinte, o seu preço deverá refletir essa exclusividade.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo da Lamborghini?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini