Notícias Se nascesse agora, o Lamborghini Countach seria assim…

Design

Se nascesse agora, o Lamborghini Countach seria assim…

E se o Lamborghini Countach tivesse aparecido só agora, 50 anos depois do seu anúncio, como seria? Provavelmente assim…

LAMBORGHINI COUNTACH 50

Apresentado em 1971, ainda sob a forma de um protótipo (assinado pelo mítico Marcello Gandini, quando estava na Bertone), o Lamborghini Countach — foi produzido até 1990 — continua a ser um dos modelos mais emblemáticos da “casa” de Sant’Agata Bolognese, tendo sido, na altura, o arquétipo do que deveria ser um superdesportivo.

Faz parte das memórias de infância de muitos petrolheads e se fizéssemos um inquérito provavelmente ganhava o prémio para o carro com mais presenças em “pósteres de parede” da história.

Por tudo isto, há sempre vozes a pedir que a Lamborghini traga de volta este modelo. Mas como a marca transalpina não nos faz a vontade, um designer independente da ARC Design resolveu trazê-lo para o século XXI.

A NÃO PERDER: Há um pouco de Countach no novo Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2
LAMBORGHINI COUNTACH 50 2

Baseado no Lamborghini Aventador, este Countach 50 — como foi batizado — é uma espécie de retorno à pureza e minimalismo formal do primeiro Countach de todos, o LP400. Bem longe dos Lamborghini de hoje, cobertos com muitos mais vincos e arestas..

Contudo, e porque o motor V12 atmosférico — montado em posição longitudinal atrás dos ocupantes, pois claro! — precisa de respirar, este Countach 50 mantém as “caixas de ar” traseiras posicionadas nos “ombros”, ainda que aqui contem com um acionamento elétrico que lhes permite estarem “escondidas” sempre que o carro não está em movimento.

LAMBORGHINI COUNTACH 50 10

Outro detalhe digno de nota é a forma como este designer conseguiu integrar a terceira luz de travagem na tampa em vidro do motor, uma solução que certamente não seria simples de implementar no “mundo real”, mas que resulta muito bem.

Também a generosa asa traseira — que tinha responsabilidades somente estéticas… — deu lugar a uma solução bem menos exuberante, com um pequeno spoiler ativo que se eleva sempre que é preciso gerar mais carga descendente.

LEIAM TAMBÉM: Oficial. A Lamborghini confirma primeiro modelo 100% elétrico

Por fim, o habitáculo, que também foi reimaginado e passou a contar com acabamentos mais requintados e claro, com um enorme ecrã central montado em posição vertical.

LAMBORGHINI COUNTACH 50 4

Deixámos a pior notícia para o fim. É que infelizmente este Countach 50 só existe no universo digital e daí não deve sair.

E mesmo que o fizesse, seria sempre sem um V12 “puro” a animá-lo, uma vez que daqui para a frente todos os modelos com motor de 12 cilindros da Lamborghini serão auxiliados por um sistema elétrico.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Zagato Raptor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Zagato Raptor. O Lamborghini que nos foi negado
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Zagato Raptor. O Lamborghini que nos foi negado